19 de maio, 2024

– Foto ASCOM/7°BBM

Na noite de quinta-feira, (28) por volta das 22h, uma equipe do 7° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) foi chamada por meio do número de emergência 193 para atender a uma ocorrência envolvendo a captura de um animal silvestre no bairro Village do Lago, em Montes Claros.

No local, os bombeiros encontraram um ouriço-caixeiro adulto que havia invadido uma residência e estava dentro de um banheiro social localizado no quintal. Equipados com os recursos e conhecimentos necessários para a captura segura de animais silvestres, a guarnição efetuou a captura do animal com sucesso.

Posteriormente, o ouriço-caixeiro foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde serão tomadas as providências adequadas para seu bem-estar e reintegração ao seu habitat natural.

O ouriço-caixeiro é uma espécie que habita as copas das árvores em nosso Estado, usando sua cauda preênsil para se deslocar entre os galhos. Sua pelagem apresenta coloração cinza-amarelada nas costas e varia de amarelo a marrom-acinzentado no ventre. Possui pelos rígidos, conhecidos como espinhos, e pelos longos e finos que podem ocultar os espinhos. Esses animais se alimentam de folhas, flores, frutas e até cortiça. Durante o dia, geralmente são encontrados imóveis no topo das árvores.

Embora não representem riscos para os seres humanos, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) enfatiza a importância de não se expor a riscos em situações de emergência envolvendo animais silvestres em perigo. Caso seja necessário, a população deve acionar uma das Unidades do CBMMG por meio do número 193 para que as equipes devidamente preparadas possam realizar capturas seguras e garantir o tratamento adequado às espécies.

About The Author