Foto: Soldados israelenses no sudeste de Israel, próximo à Faixa de Gaza – Jack Guez/AFP
Fonte: Agência O Globo
Israelenses e cidadãos com dupla nacionalidade, residentes no Brasil, que sejam membros ativos ou reservistas do Exército, estão sendo convocados para participar no conflito contra o Hamas na guerra em Israel.
A Embaixada de Israel no Brasil confirmou a informação em resposta ao Globo, mas não pôde fornecer o número exato de pessoas convocadas. A embaixada também esclareceu os critérios para essas convocações.
Quem está sendo convocado? São cidadãos israelenses temporariamente no Brasil, normalmente alistados na reserva e que treinam anualmente em Israel.
Um israelense que reside no Brasil pode ser convocado? Somente se não tiver se desligado da reserva ao sair de Israel, o que é uma etapa necessária. No entanto, algumas pessoas podem esquecer de fazê-lo, de acordo com a embaixada.
E quanto a quem possui dupla nacionalidade? A convocação é aplicada apenas àqueles que já cumpriram o serviço militar obrigatório em Israel.
Por exemplo, um brasileiro que tenha vivido a maior parte de sua vida no Brasil, adquirindo a cidadania israelense em algum momento, não pode ser convocado, pois não faz parte da reserva.
A convocação é obrigatória para aqueles que a receberam e continuam realizando treinamentos anuais, desde que estejam vinculados a uma unidade de reserva, conforme explicado pela embaixada.
Voo saindo de Lima A Embaixada de Israel confirmou a saída de um voo de Lima, Peru, às 20h no horário local, nesta terça-feira, para transportar os reservistas convocados. Os convocados no Brasil, portanto, precisariam se deslocar até Lima.
A embaixada israelense utilizou suas redes sociais para divulgar um comunicado sobre o voo, informando que as embaixadas de Israel nos Estados Unidos e em toda a América Latina, em conjunto com a União das Federações Judaicas, financiaram um voo de Lima para Israel, para transportar os cidadãos israelenses da América Latina convocados para o serviço militar.