Ícone do site Gerais News

Unimontes coordena projeto de Primeira Infânciae em 19 municípios de Minas Gerais

Foto Ascom Unimontes

Unimontes coordena projeto de Primeira Infânciae em 19 municípios de Minas Gerais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), conhecida por seu compromisso com a integração regional e responsabilidade social, está liderando um projeto de acompanhamento e assessoria em 19 municípios nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Este projeto tem como foco a elaboração do Diagnóstico da Primeira Infância e a criação dos Planos Municipais da Primeira Infância.

A iniciativa ganhou forma por meio do Edital da Campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância de Minas Gerais,” lançado em 31 de março de 2023 pela Rede Primeira Infância – REPI/MG. Embora originalmente direcionada a 50 municípios, a campanha atraiu mais de 100 inscrições de municípios mineiros em busca de apoio técnico para desenvolver e aprovar seus Planos Municipais da Primeira Infância (PMPIs).

Essa campanha é uma realização da REPI-MG, uma rede formada por organizações, movimentos, coletivos, universidades e indivíduos dedicados à promoção dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, estabelecida em novembro de 2022. O projeto é dividido em cinco grupos, com o Grupo I abrangendo o Norte de Minas, Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

O acompanhamento e a assessoria nesses municípios serão coordenados por uma equipe da Unimontes, liderada por Jussara Maria de Carvalho Guimarães, Assessora da Reitoria, Leni Maria Silva Pereira, Geusiane Pereira Silva Nascimento, e Karla Eriely Pereira Magalhães, representando o Consórcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene – CIMANS.

O trabalho da Unimontes incluirá a elaboração do Diagnóstico Situacional da Primeira Infância, uma ferramenta que reúne indicadores populacionais, socioeconômicos, de saúde, educação, assistência social e cultura, juntamente com informações sobre a rede de serviços disponíveis em cada município. Após o diagnóstico, a equipe se concentrará na criação dos Planos Municipais da Primeira Infância, com base em quatro eixos estratégicos:

I. Promoção da articulação intersetorial de programas e ações para o atendimento integral na primeira infância. II. Garantia de educação, cuidados e estímulos para o desenvolvimento integral de todas as crianças na primeira infância. III. Proteção e garantia dos direitos e da cidadania na primeira infância. IV. Assegurar o direito à vida, saúde e nutrição de gestantes e crianças na primeira infância.

Representantes dos municípios participam de um curso de formação que começou em 11 de setembro de 2023 e se estenderá até 05 de dezembro de 2023. A programação inclui atividades remotas e um encontro presencial promovido pela Unimontes, CIMANS e a Rede Mineira da Primeira Infância – REPI/MG.

Esse esforço está alinhado com a Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016, que estabelece princípios e diretrizes para políticas públicas voltadas para a primeira infância. Até o momento, a Plataforma “Observa” revela que a maioria dos municípios mineiros ainda não elaborou e aprovou seus PMPIs, mesmo após sete anos do Marco Legal da Primeira Infância. Apenas dois municípios em Minas Gerais têm seus planos aprovados, destacando a importância desse projeto liderado pela Unimontes e apoiado pela REPI-MG.

Sair da versão mobile