Foto: Pedro Vilela / Agencia i7
Durante o Abeta Summit 2023 – 20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado de 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol, importantes estratégias para promover o turismo no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu serão debatidas. O evento contará com um painel promovido pelo Sebrae Minas, abordando os atrativos naturais da região e o trabalho realizado para aumentar o fluxo turístico.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, é um tesouro natural em processo de reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Com 180 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos históricos e uma rica biodiversidade, o parque tem se destacado como um destino de ecoturismo e turismo de aventura.
O Sebrae Minas, desde 2014, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do turismo na região, capacitando empreendedores, líderes e moradores locais. Com a implementação de seminários, palestras, oficinas e workshops em parceria com diversas instituições, incluindo o ICMBio e as prefeituras locais, o resultado desse esforço é notável: o fluxo de turistas aumentou de 500 visitantes em 2014 para quase 10 mil em 2022.
O painel “Encantos e vivência do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu,” agendado para o dia 27 de outubro, às 11h30, durante o Abeta Summit, oferecerá uma visão abrangente dos atrativos naturais da região e do trabalho do Sebrae Minas. Além disso, será destacado o papel desempenhado pelo Programa Prepara Gastronomia, que apoiou empreendimentos locais na criação do Festival Gastronômico do Parque Peruaçu, promovendo a culinária e cultura locais.
O Abeta Summit 2023 é considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil e é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Com o tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades,” o evento reunirá especialistas, empresários e gestores públicos, oferecendo mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e palestras.
Esse evento é patrocinado pelo Sebrae Minas e pelo Governo de Minas Gerais e promete abrir novas perspectivas para o turismo na região, destacando não apenas os atrativos naturais, mas também a importância do apoio à comunidade local e o crescimento socioeconômico do território.