22 de setembro, 2024

Foto: Ascom HDG

O Hospital Dilson Godinho (HDG) marcou o encerramento da última etapa do Programa de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), nesta terça-feira.

O projeto Reestruturação dos Hospitais Públicos- RHP é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e envolve a participação de cinco hospitais de referência no Brasil, incluindo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), responsável pela capacitação em Montes Claros.

O objetivo central do programa é melhorar os processos assistenciais, e o ciclo II do projeto chegou ao fim com a validação da ferramenta FAHOSP e a continuação da implantação do protocolo de cirurgia segura. A visita multiprofissional concentrou-se no Pronto-Socorro (PS), com a participação de representantes de diversos setores do HDG.

A coordenadora de enfermagem do Hospital Dilson Godinho, Bruna Cristyne de Oliveira Moura, destacou a busca constante por melhorias na assistência aos usuários do SUS e a importância da implementação dos protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela legislação vigente.

O PROADI-SUS, criado em 2009, tem como objetivo apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada solicitados pelo Ministério da Saúde. Os projetos PROADI-SUS são desenvolvidos em conjunto com hospitais, entidades de classe e demais interessados, com a intenção de beneficiar o desenvolvimento do SUS em todo o país.

O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP) atende atualmente a 16 hospitais em todo o Brasil, com quatro deles localizados em Montes Claros, Minas Gerais, desde o ano de 2021.

About The Author