Foto divulgação
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Amiguinhos da Vila, em Montes Claros, a pequena Rebeca, de 5 anos, demonstra alegria diariamente ao ir para a escola. Diagnosticada com TEA (transtorno do espectro autista), a preocupação inicial da mãe, Gleniele, foi dissipada pelo acolhimento e desenvolvimento observado em sua filha no ambiente escolar.
O Cemei Amiguinhos da Vila é parte de um esforço mais amplo do Sistema Municipal de Ensino, que matricula cerca de 800 crianças autistas, num total de quase 1500 estudantes com deficiência. A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, destaca a necessidade de um trabalho educativo específico para atender a esse público especial.
Com aproximadamente 1000 Auxiliares de Docência, Psicopedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Tradutores e Intérpretes de Libras, Supervisores Educacionais e Professores, o Sistema Municipal de Ensino proporciona um ambiente inclusivo. Os serviços da Psicologia e Assistência Social Educacionais, presentes em cada unidade, oferecem acompanhamento multidisciplinar.
A Coordenadoria de Educação Inclusiva, composta por uma equipe multidisciplinar, individualiza o atendimento, atendendo às necessidades específicas de cada estudante com deficiência. Para a secretária Rejane Veloso, a inclusão não se limita aos alunos, mas também engloba a formação permanente dos professores, mediadores cruciais no processo inclusivo.
A Secretaria Municipal de Educação mantém um programa de formação contínua para preparar os profissionais, assegurando que estejam prontos para receber e incluir os alunos com autismo nas atividades escolares. Além disso, as escolas municipais estão sendo adaptadas para garantir acessibilidade, com reformas, novas salas de aula e espaços físicos projetados para acolher todos os alunos de maneira adequada. Salas equipadas com recursos multifuncionais garantem o acesso eficiente dos alunos às informações, promovendo um ambiente educacional inclusivo e estimulante.