22 de setembro, 2024

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra o marco de 50 anos desde a implantação de seu curso de Ciências Econômicas. A comemoração será marcada por uma sessão solene na Câmara Municipal de Montes Claros, agendada para esta quinta-feira (16/11) às 19 horas, por proposição do vereador Daniel Dias.

O curso foi estabelecido em julho de 1972 pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), uma unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes. Na época, Montes Claros e o Norte de Minas experimentavam um crescimento econômico devido à chegada de diversas indústrias atraídas pelos incentivos fiscais da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O objetivo do curso era qualificar profissionais para atender às demandas das indústrias emergentes na região e prover o setor público com pessoal capacitado para enfrentar essa nova realidade. O coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes, professor Emerson Costa dos Santos, destaca a importância contínua do curso na análise e promoção do desenvolvimento econômico regional.

Montes Claros, atualmente, abriga um parque industrial diversificado, incluindo setores como minerais não metálicos, têxteis, metalurgia, alimentos, bebidas, e destaca-se no ramo farmoquímico e farmacêutico de alta tecnologia, além da produção de bioenergia. O coordenador ressalta que o curso, ao completar 50 anos, contribui para a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios de um mercado altamente competitivo e em constante evolução tecnológica.

“Por meio do curso de Ciências Econômicas, que tem uma história de 50 anos na atuação regional, a Unimontes tem desempenhado um papel crucial na formação plural e diversificada, preparando profissionais para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico”, destaca Emerson Costa dos Santos.

About The Author