22 de setembro, 2024

 

Foto: ASCOM CODANORTE

 

 

Na última semana, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, da Bahia, enviou representantes ao Codanorte, onde foram expostas as bem-sucedidas iniciativas desta entidade na área de saneamento.

O Codanorte destacou suas práticas inovadoras, abordando projetos que englobam desde a gestão de resíduos sólidos até a construção de aterros sanitários individuais e regionalizados. Outras iniciativas apresentadas incluíram a construção de Unidades de Triagem e Compostagem, instalação de biodigestores em escolas, implementação de coleta seletiva nos municípios e programas de educação ambiental.

O Consórcio já encerrou mais de 30 lixões em cidades do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central, além de ter desenvolvido UTCs (Unidades de Triagem e Compostagem) e aterros sanitários. A gestão de resíduos sólidos é uma das áreas primordiais de atuação na região.

Enilson Francisco, secretário executivo do Codanorte, expressou sua satisfação com a visita, destacando que ela evidencia o comprometimento do Consórcio com os serviços prestados aos 64 municípios consorciados. Ele enfatizou o papel de referência do Codanorte na administração pública, sobretudo na gestão apropriada de resíduos e no encerramento de lixões.

O Consórcio Alto Sertão, composto por 18 municípios no sudoeste baiano, manifestou interesse em compartilhar experiências e aprender com os êxitos da região do Codanorte. Hugo Silveira, engenheiro civil do Consórcio Alto Sertão, destacou a importância da cooperação entre consórcios para impulsionar o desenvolvimento dos municípios, elogiando a estrutura e gestão eficiente dos aterros observados durante a visita.

About The Author