Na manhã da ultima quarta-feira, 29, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), marcou presença em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. A proposta foi apresentada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e o tema central abordado foi a situação dos cabos soltos nos postes de iluminação nas vias públicas, representando um risco para a população local.
O secretário de meio ambiente de Montes Claros, Soter Magno, destacou que, embora o problema seja comum em diversas cidades brasileiras, em Montes Claros a questão dos cabos soltos está disseminada por toda a cidade, incluindo a zona rural. Ele ressaltou a necessidade de identificar os responsáveis pelo problema para buscar soluções em prol da comunidade. “Não podemos permitir que a população fique exposta a riscos devido aos cabos. Sem dúvida, é um problema grave que precisa ser resolvido”, concluiu.
A comissão convidou a Cemig para participar da audiência, mas a empresa não enviou representante. Estiveram presentes alguns representantes de provedores de internet da cidade.
Os cabos soltos representam um grande risco à população, sendo causadores de acidentes que podem resultar em fatalidades. Além disso, por serem compostos de cobre, são frequentemente alvo de furtos, prejudicando a comunidade.