Foto: Polícia Federal em Varginha/MG
Varginha-MG – A Polícia Federal conduziu, na manhã da última terça-feira (12), a operação policial “Sniffer” com o objetivo de combater a disseminação de conteúdo de abuso sexual infantil pela internet. Três mandados de busca e apreensão foram executados em duas cidades do sul de Minas Gerais, resultando em um preso em flagrante na cidade de Camanducaia.
Os mandados, expedidos pelo Juízo da Justiça Federal em Pouso Alegre, contemplam duas buscas em Camanducaia e uma em Lambari, evidenciando a resposta contundente das autoridades à ameaça representada pela exploração sexual de crianças na web.
A ação da Polícia Federal foi desencadeada a partir de informações fornecidas por órgãos de cooperação internacional, que apontaram a utilização da internet por residentes na região sul do estado para a troca de arquivos contendo abuso sexual infantil.
Os investigados enfrentarão acusações relacionadas à oferta, troca, disponibilização, transmissão, distribuição, publicação ou divulgação, por meio da internet ou outros meios, de material que contenha abuso sexual envolvendo crianças ou adolescentes. As penas associadas a esses crimes podem alcançar até 10 anos de reclusão, conforme a legislação vigente.
Denominada “Sniffer”, termo em inglês que se refere a “farejar, monitorar”, a operação reflete a vigilância das forças policiais globais na internet, visando identificar os responsáveis pela criação e propagação desse tipo de material ilícito.
Maiores informações sobre a operação serão fornecidas na sede da Delegacia de Polícia Federal em Varginha/MG (Av. Princesa do Sul, 1600, Bairro Rezende), às 11h da manhã, conforme anunciado pela Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.