Ícone do site Gerais News

Campanha “janeiro Branco” promove saúde mental no Hospital Universitário da Unimontes

Fonte: SES-MG

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, está engajado na campanha “Janeiro Branco – Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. A iniciativa, que teve início em 15 de janeiro e se estenderá até o final do mês, visa conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e o bem-estar.

Referência no tratamento da saúde mental em Montes Claros e região, o HU Unimontes realizará a abertura oficial das atividades internas no dia 25 de janeiro, às 9h, no auditório do hospital. O evento contará com a participação do psiquiatra e coordenador médico da Clínica de Saúde Mental e Psiquiatria HU Unimontes, Pedro Paulo Narciso, que proferirá a palestra de abertura.

O Dr. Pedro Paulo Narciso destaca que a campanha busca sensibilizar a população sobre a relevância da saúde mental, promovendo o diálogo aberto e incentivando a autoconsciência. Além disso, enfatiza a importância de criar ambientes de trabalho saudáveis para construir uma sociedade mais resiliente e compassiva.

O HU Unimontes planeja realizar a “Semana do Bem-Estar”, oferecendo atividades como ginástica laboral, aulas de ioga, massagens, workshops de alimentação saudável, atividades ao ar livre e palestras educativas sobre temas como estresse, ansiedade e depressão.

A campanha inclui ainda o “Café com Psicólogo”, proporcionando espaço para diálogos abertos sobre saúde mental, oferecendo orientações e recursos. Os servidores terão a oportunidade de participar da brincadeira do “Big Fone”, recebendo brindes ao mencionarem frases relacionadas à importância da saúde mental.

Integrando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o HU Unimontes reforça sua parceria com a comunidade local, atendendo pacientes com sofrimento mental em estado de crise, abrangendo Montes Claros e municípios pactuados.

Minas Gerais, por meio da SES-MG, investiu R$ 123 milhões em 2023 na Rede de Atenção Psicossocial, fortalecendo a Atenção Primária, Centros de Atenção Psicossocial, Serviços Residenciais Terapêuticos e leitos de saúde mental nos Hospitais Gerais, destacando o compromisso do estado com a promoção da saúde mental.

Sair da versão mobile