No período de 5 a 9 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) promove a Jornada Pedagógica 2024, ampliando o debate sobre a Educação Inclusiva. A proposta deste ano é a reflexão sobre a educação especial à luz dos direitos humanos e do conceito de cidadania, baseados no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, conforme explica a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso.
A programação desta terça-feira, 06, incluiu duas palestras sobre o tema, realizadas de forma remota. Pela manhã, o professor Dr. Décio Nascimento Guimarães, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação, abordou o tema “Educação para todos: práticas pedagógicas no contexto da inclusão”.
Doutor e mestre em Cognição e Linguagem, Décio Nascimento é cego desde a adolescência e enfatiza que a educação para todos é um direito universal e um dever do Estado, da família, da sociedade e, principalmente, dos trabalhadores da educação. Ele destaca que historicamente as escolas são planejadas para um tipo ideal de estudante e ressalta a necessidade de repensar a escola para a diversidade humana de forma coletiva.
Na programação da tarde, a palestra “Acessibilidade e práticas inclusivas” foi apresentada pela professora Maria Alice Duarte Pereira, coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Barretos/SP. As palestras foram realizadas no auditório da Escola Técnica, com a participação presencial de diretores, supervisores e técnicos da SME, e transmitidas pelo canal da Secretaria no YouTube para cerca de dois mil servidores, nas unidades de ensino.
Paralelamente, a Jornada Pedagógica também ocorreu em outros espaços. Na nova sede da Prefeitura, no bairro Jaraguá, motoristas e monitores do Transporte Escolar participaram de curso de formação. Pela manhã, o Corpo de Bombeiros ministrou o curso de Primeiros Socorros, e à tarde, a Defesa Social apresentou a metodologia e práticas no uso de detectores de metais.
Nessa terça-feira, houve também curso de formação para professores na Escola Municipal Dona Vidinha Pires (bairro Vargem Grande) e orientações para diretores e supervisores pedagógicos da Educação Infantil, na Escola Técnica.
Realizada anualmente, sempre no início do ano escolar, a Jornada Pedagógica tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades educativas dos servidores do Sistema Municipal de Ensino. A programação seguirá até sexta-feira, com formações para professores do Maternal à Educação de Jovens e Adultos – EJA, planejamento com participação de professores e supervisores pedagógicos, e apresentação do Plano Anual de Trabalho.
A jornada encerrará na sexta-feira, 9, com a palestra “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8 às 11; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva.