22 de setembro, 2024

Assessoria e Comunicação

 

Durante o tratamento contra o câncer, um dos desafios enfrentados pelos pacientes é a queda de cabelo, especialmente durante a quimioterapia. Esta situação afeta principalmente as mulheres, que enfrentam uma diminuição gradual dos fios à medida que o tratamento avança.

Uma alternativa para lidar com esse impacto na autoestima das pacientes está disponível agora em Montes Claros: o tratamento com touca gelada, também conhecida como touca de resfriamento. Esta inovação é oferecida para pacientes com tumores sólidos, como câncer de mama e de pulmão, e tem como objetivo preservar os cabelos durante o tratamento quimioterápico.

A touca gelada funciona resfriando o couro cabeludo, o que causa uma contração nos vasos sanguíneos e impede que o quimioterápico danifique os folículos capilares. Embora não seja capaz de evitar completamente a queda de cabelo, estudos mostram que a touca pode preservar cerca de 50 a 60% dos fios.

De acordo com a médica oncologista e paliativista Raiana Barbosa Chaves, a touca gelada é amplamente utilizada em pacientes com câncer de mama, mas não é recomendada para outras formas de câncer que afetam o couro cabeludo diretamente.

O procedimento requer que a paciente utilize a touca durante toda a infusão da quimioterapia, além de um período adicional antes e depois do tratamento. A temperatura da touca é mantida em torno de 4 graus Celsius para garantir sua eficácia.

Embora o serviço não seja coberto pelos planos de saúde, está disponível na OncoCenter de Montes Claros para pacientes que desejam preservar seus cabelos durante o tratamento quimioterápico.

Assessoria e Comunicação

About The Author