21 de novembro, 2024

Fotos: Jerúsia Arruda

 Fotos: Jerúsia Arruda

Montes Claros, 29 de fevereiro de 2024

Cerca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício foram protagonistas de um importante encontro nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes. O evento, inserido no projeto #ConhecimentoLiberta, proporcionou aos jovens uma palestra elucidativa sobre prevenção da gravidez na adolescência, ministrada pela médica ginecologista e obstetra, capitão PM Soraia Joislane.

O projeto #ConhecimentoLiberta, sob a coordenação da oficial médica, é uma iniciativa conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Rotary Clube. Seu objetivo primordial é disseminar entre os jovens informações fundamentais sobre medidas preventivas e educativas, visando a redução da incidência de gravidez na adolescência, conforme explicou a capitão PM Soraia Joislane.

A proposta engloba uma série de encontros com estudantes adolescentes das escolas públicas, abordando não apenas a prevenção da gravidez precoce, mas também temas correlatos, como saúde mental e perspectivas profissionais. Elisângela Mesquita Silva, diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou a relevância da ação, destacando que ela oferece conhecimento de forma acessível aos adolescentes, reforçando a importância do autocuidado como forma de amor próprio.

Desde 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, ocorre em fevereiro em todo o país. A parceria para a realização do projeto #ConhecimentoLiberta permite a uniformização das ações, linguagem e público-alvo, além de promover a articulação de parcerias intersetoriais para a implementação de ações educativas e de promoção da saúde.

Ao longo da programação, os temas abordados incluem saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento da autoestima e incentivo ao protagonismo juvenil. Além disso, os adolescentes são orientados sobre o acesso aos serviços de saúde, permitindo que coloquem em prática as orientações e esclarecimentos recebidos durante os encontros.

Para mais informações e engajamento com o projeto, os interessados podem contatar a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros ou as entidades envolvidas na iniciativa.

About The Author