16 de maio, 2024

Fotos: Jerúsia Arruda

 

 

Uma multidão atendeu ao convite da Prefeitura de Montes Claros e lotou a rua Seis, no bairro Santa Lúcia, na noite de segunda-feira, 26, para participar da solenidade de inauguração da nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) O Bom Samaritano.

Além da comunidade escolar e de moradores do bairro e do entorno, que foram recebidos ao som da Banda de Música da Polícia Militar, a solenidade contou com a presença do prefeito, Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários e servidores municipais.

Ao dar as boas-vindas, emocionada, a diretora do Cemei, Gilca Cardoso Alkmim Félix, disse que o novo prédio é um presente especial, justamente no ano em que o Cemei completa 15 anos. “Durante todos esses anos, nosso Cemei funcionou em uma casa adaptada. Agora estamos mudando para um prédio projetado especialmente para receber nossos estudantes, com todas as adequações necessárias à faixa etária e com capacidade para receber mais crianças. Até então, o Cemei tinha condições de atender apenas 150 crianças do Ensino Infantil. Agora, esse número será ampliado para 400 crianças a partir dos 3 anos de idade, e também passa a oferecer o Maternal 2. A alegria que toda comunidade escolar está vivendo nesse momento é indescritível”, comemorou.

O novo prédio é uma Creche Pró-infância Tipo B Padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), constituída de oito salas de aula especialmente preparadas e com todas as instalações necessárias para atendimento do Maternal 2 ao Ensino Infantil. O prédio conta com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços, além do pátio e uma grande área aberta.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães explicou que a edificação está alinhada com a proposta da gestão municipal, de pensar as obras públicas com estruturas de qualidade e efetividade. “A criança precisa de educação inclusiva e acessível e o novo espaço foi pensado para possibilitar esse acolhimento, esse cuidado integral”, ressaltou.

A secretária Rejane Veloso também destacou que o novo prédio vai possibilitar segurança e conforto às crianças do bairro Santa Lúcia e adjacências. “Além do ambiente escolar adequado, o novo prédio possibilitou ampliar o número de vagas, cuja demanda vem crescendo a cada dia” explicou.

O CEMEI – Fundado em 1998, por meio de um projeto social da Igreja de Deus Avivamento Bíblico, liderado pelo Pastor Osmar, o projeto comunitário O Bom Samaritano foi autorizado pela Superintendência Regional de Ensino em 2005 e passou a receber estudantes do Maternal ao Pré-Escolar, da região do bairro Santa Lúcia. “A ideia era desenvolver um projeto que atendesse crianças de até seis anos de idade para que as mães pudessem trabalhar, e que também fosse uma prática de solidariedade e de amor ao próximo. E foi com essa referência à mensagem da parábola que demos o nome ao projeto de O Bom Samaritano”, lembra o Pastor Osmar.

Em seus primeiros anos, o projeto contou com o trabalho voluntário de professores, cantineiras e auxiliares e da comunidade do bairro. Em 1999, foi celebrado um convênio com a Prefeitura, por meio da Lei 2.723, de 02/06/1999, e passou a contar com uma equipe de cinco professores contratados e receber auxílio para a alimentação escolar.

Após um período de convênio, o projeto foi municipalizado e transformado em Centro Municipal de Educação Infantil, através da Lei 4.114, de 17 de julho de 2009. Nessa época, o projeto já atendia cerca de 100 crianças e contava com 11 funcionários, entre contratados e efetivos.

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