Foto: Ascom PF
A Polícia Federal conduziu hoje, 7/3/2024, quatro mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Federal de
As investigações foram desencadeadas após familiares de um migrante buscarem a PF para relatar seu desaparecimento no México, em setembro do ano anterior, próximo à cidade de Palenque, onde o indivíduo teria sofrido um surto psicótico e perdido o contato com sua família desde então.
Durante esse período, os familiares foram alvo de tentativas de golpes relacionados à localização e segurança do desaparecido. Autoridades estrangeiras foram notificadas e uma difusão amarela foi emitida pela Interpol na tentativa de localizá-lo, sem sucesso até o momento.
Os mandados de busca e apreensão têm o objetivo de reunir evidências que liguem os responsáveis no Brasil pela viagem mal-sucedida e possam revelar o paradeiro atual do desaparecido. A pena para aqueles que promovem a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.
A Polícia Federal enfatiza os perigos associados à migração ilegal, particularmente na rota terrestre entre o México e os EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais.