Ícone do site Gerais News

Secult lança o projeto “Ano da Cozinha Mineira” para celebrar a diversidade culinária do estado

Foto: Agencia de Minas

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais anunciou o lançamento do ambicioso projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” durante o 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Com o objetivo de promover e fortalecer a riqueza gastronômica do estado, o projeto inclui uma série de atividades ao longo de 2024, como participação em feiras nacionais e internacionais, programas de capacitação e a criação da Semana da Gastronomia Mineira.

Entre as iniciativas previstas, destaca-se a presença em 17 feiras nacionais e 15 eventos internacionais, onde chefs mineiros serão destacados, evidenciando tanto a culinária tradicional quanto a contemporânea. Além disso, está programado o 1º Seminário da Cozinha Mineira Contemporânea, previsto para agosto, em Tiradentes, em parceria com o Sebrae Minas.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, ressaltou a importância do projeto para impulsionar a gastronomia mineira no mercado nacional e internacional, destacando a colaboração entre diversas entidades e secretarias de estado.

O projeto também inclui ações de capacitação para pequenas empresas de alimentação das Rotas Gastronômicas, parcerias com o Instituto Mineiro de Agropecuária para identificação e legalização das cachaças de alambique, além da revisão da política do ICMS Turístico e a atualização do Plano Estadual da Cozinha Mineira.

Durante o 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo, realizado em Belo Horizonte, diversas atividades foram realizadas, incluindo apresentações sobre Cozinha Mineira, marketing turístico e patrimônio histórico, reunindo gestores de todo o estado em discussões sobre estratégias para o setor.

Sair da versão mobile