O WhatsApp passou, recentemente, a não permitir prints (capturas de tela) da foto de perfil de usuários. Até agora essa mudança só é válida para usuários de Android.
De acordo com a empresa, a medida é devido às políticas de segurança. Quando alguém tenta fazer um print de uma foto de perfil, uma mensagem surge na tela: “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança”.
A novidade dificulta a ação dos criminosos que tentam aplicar golpes usando as fotos de outros usuários. Normalmente os golpistas se passam por outras pessoas e pedem dinheiro a amigos e parentes da vítima.
Como evitar o golpe
Conforme a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, no Ministério Público de Minas, certas medidas podem ser suficientes para que a pessoa evite ser vítima dos golpes por WhatsApp:
- Não realizar imediatamente pagamentos ou transferências quando houver solicitação por meio do Whatsapp;
- Não fornecer dados ou confirmar dados por telefone ou aplicativos não seguros (como Whatsapp, Telegram, etc), ainda que pareçam ser de instituições legítimas;
- Restringir as configurações de privacidade de redes sociais, especialmente a da foto de perfil do Whatsapp;
- Ativar a verificação em duas etapas em todos os produtos/serviços que possuírem esta funcionalidade (especialmente o Whatsapp).
- Alertar parentes e familiares, especialmente os mais idosos, sobre como esse tipo de estelionato vem ocorrendo e ensiná-los a adotar as medidas de prevenção.
E se eu cair no golpe
Caso tenha sido vítima do golpe no WhatsApp ou alguém tenha tentado aplicá-lo, é possível tomar as seguintes providências:
- Nunca delete a conversa realizada com o criminoso e nem apague qualquer mensagem do diálogo.
- Faça a captura de telas (“print screen” ou “print” como é referido popularmente) dessa conversa;
- Realize o “backup da conversa” e a “exportação da conversa” para algum e-mail;
- Informe imediatamente ao parente ou amigo cuja identidade está sendo usada pelo criminoso para que ele possa avisar terceiros e se precaver das consequências do uso de seu nome e dados;
- Faça um Boletim de Ocorrência, constando o número usado pelo criminoso e quaisquer outros dados que ele tenha fornecido (e-mails, chaves PIX, contas bancárias, etc);
- Comunique imediatamente seu banco e o banco para o qual os valores foram transferidos, registrando reclamações formais;
- Envie um e-mail para support@whatsapp.com comunicando a criação de perfil falso, constando o número utilizado pelo criminoso e as capturas de tela (“prints”) realizadas.
Com informações de Portal BHAZ