Profissionais que atuam no setor da beleza, no Norte do estado, estão em Bolonha, na Itália, para participar da Cosmoprof Worldwide – principal feira dedicada à indústria global de beleza e cosméticos. O evento acontece de 21 a 24 de março e reúne cerca de três mil expositores, entre empresas e criadores de tendências, para apresentar lançamentos de produtos e soluções inovadoras. São esperados cerca de 250 mil visitantes nos quatro dias de feira.
A participação da comitiva do Norte de Minas, formada por nove empresários e, também, colaboradores do Sebrae Minas, é parte das atividades do programa Central de Negócios da Beleza – iniciativa da instituição para incentivar pequenos negócios do segmento a trabalharem de forma cooperativa, e se tornarem mais competitivos. Atualmente, a Central tem cerca de 18 integrantes.
Há mais de três anos, o grupo recebe consultorias de marketing e finanças, visitam os empreendimentos dos colegas parceiros e participam de encontros periódicos com um consultor especializado para promover ações de fortalecimento do setor, como a realização de compras conjuntas. Com o apoio do Sebrae Minas, em agosto de 2023, foi realizado um Seminário da Beleza, em Montes Claros, com a adesão de várias empresas e profissionais do setor. Para 2024, está confirmada a realização de mais uma edição.
O presidente da Central de Negócios, Jonh Erlei Smith, é um dos integrantes da comitiva. “Nosso intuito é voltar para o Norte de Minas com muitas novidades e novos conhecimentos, visto que estamos em contato com o que há de mais atual no setor. São experiências que conferem mais credibilidade ao trabalho que desenvolvemos”, enfatiza.
Experiência em Paris
Além de participar da feira na Itália, a comitiva mineira também vai a Paris, na França, considerada o berço da moda e beleza, para visitar o Museu do Perfume, participar de encontros com especialistas em arquitetura da área da beleza e eventos que destacam a importância da criação de marcas sólidas no mercado.
A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes explica que o objetivo de toda a programação com a Central é fortalecer o setor na região. “Participar de um evento internacional e conhecer o mercado em Paris permite, ainda, que os profissionais adaptem a experiência aos seus negócios e compartilhem com os colaboradores e colegas que atuam na área ”, ressalta.