Gerais News

Projeto Social de Montes Claros é destaque em competições de artes maciais de nível nacional

Foto cedida pelo professor Helmer Oliveira

Alunos da Associação Cássio Werneck, um projeto social de Montes Claros que ajuda crianças carentes por meio do esporte, foram destaque no Torneio Início, disputado na cidade de Belo Horizonte e também no Panamericano de Jiu Jitsu que aconteceu em solo montesclarense.

O Torneio Início é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e pela Federação Mineira de Judô (FMJ) e vale como uma eliminatória para a Seleção Brasileira de Judô.

O professor Helmer Oliveira falou ao Portal GeraisNews sobre como foi a participação dos atletas de Montes Claros no torneio. “Aconteceu em Belo Horizonte, na Arena do Minas Tênis Clube, a equipe saiu como destaque do interior e maior média entre as equipes que disputaram (um pódium com somente cinco atletas), sendo que três atletas ficaram em quarto lugar na chave com sete pessoas. Essa foi a primeira vez que a equipe participou de um Torneio Início”, conta.

“No Judô podemos destacar o excelente trabalho dos senseis Washington Andrade e Eduardo Araújo da Kazoku Dojô Clube (parceira da Associação)”, diz Helmer.

O atleta medalhista Thales Vinicius Moreno. Foto: Cedida pelo professor Helmer Oliveira / Divulgação

Além do Torneio Início os alunos da Associação CT Cássio Weneck também disputaram um campeonato que aconteceu em Montes Claros, trata-se do Panamericano de Jui Jitsu promovido pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Internacional (CBJI).

No Panamericano, por falta de patrocínio, a instituição envioou apenas uma atleta e ela voltou como campeã. Como conta o professor Helmer: “A Associação CT Cássio Werneck não enviou mais atletas para o Panamericano, devido à falta de patrocínio e também porque está focada nos preparativos para a Copa Leão Dourado nos dias 06 e 07 de Abril em BH”, diz.

 

Atleta campeã Ana Júlia Fernandes. Foto: Foto: Cedida pelo professor Helmer Oliveira / Divulgação

“No Jiu Jitsu destacamos o excelente trabalho do mestre Márcio Meireles, que faz um trabalho incrível com os atletas da Associação CT Cássio Werneck”, conta Helmer.

História do projeto

Foi criado por Cássio Werneck, professor de Jiu-Jitsu, com foco no atendimento de crianças nas categorias de Jiu-Jitsu e, posteriormente, em Judô, como conta o atual presidente, Professor Helmer Oliveira. “O projeto nasceu do sonho do Cássio Werneck em oferecer artes marciais de forma gratuita para a população de baixa renda e nós continuamos com o projeto com o mesmo nome de registro”, explica.

O professor Helmer Oliveira falou sobre a trajetória dele dentro da associação. “No ano de 2020 Cássio faleceu devido a problemas cardíacos e aí ficamos com dúvida de seguir ou não com o projeto, mas o nosso vice-presidente na época, o sensei Washington Andrade, assumiu a presidência e conduziu até o ano de 2023, quando eu me tornei presidente”, explica.

O professor Helmer fala também da importância dessa atividade. “Além de retirar as crianças das ruas por meio do esporte, o projeto busca inserir crianças e adolescentes na sociedade, no trabalho, no bem social, nós cobramos que todos estudem muito”, celebra.

Ajude o projeto

A Associação vive de doações e ainda assim está conseguindo formar muitos atletas e conquistar títulos, como explica o presidente Helmer. “Atuamos somente com contribuições e estamos fazendo um excelente trabalho levando o nome de Montes Claros para fora do estado e para todo o Brasil”, comemora.

Para quem deseja ajudar basta procurar a sede do projeto que fica na Rua Cândido Canela, nº 22, no bairro José Carlos de Lima, Montes Claros(MG). Ou, se preferir, via PIX com a chave ou pelo PIX: 34264968000147 (CNPJ), em nome da Associação CT Cássio Werneck.

     

Sair da versão mobile