27 de abril, 2024

Foto: Divulgação / Copasa

Com o objetivo de ampliar o fornecimento de água tratada à população residente em comunidades rurais, a Copasa iniciou, neste mês, as obras para implantação do sistema de abastecimento na localidade de Mandacaru, no município de São João do Paraíso, no Norte de Minas.

Essa comunidade está sendo atendida pelo programa Universaliza Minas da Copasa, iniciativa inédita no Brasil, que visa garantir o acesso a água tratada e saneamento em mais de 330 pequenas localidades do Estado, a fim de atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Por meio do Universaliza Minas, serão investidos quase R$ 280 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas da zona rural de pelo menos 130 municípios onde a Copasa detém concessão.

Com recursos de R$ 430 mil, as intervenções irão beneficiar 600 moradores, em 150 ligações prediais, por meio da substituição de 5 mil metros de redes de distribuição de água. A previsão é que os serviços sejam finalizados até dezembro deste ano.

“Cumprindo o planejamento estratégico da Copasa, estamos atendendo as reivindicações dos moradores de áreas rurais que não tinham acesso a água potável. Por meio do Universaliza Minas, a companhia está levando esse recurso à comunidade de Mandacaru, a fim de gerar benefícios para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento regional”, destaca o gerente regional da Copasa no município, Herlen Cardoso.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa realiza um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.

Foto: Divulgação / Copasa