Ícone do site Gerais News

Escolas municipais reforçam o diálogo para prevenir prática de bullying em Montes Claros

Foto: Jerusia Arruda

Para o mês de abril a Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, preparou uma programação especial. O objetivo é levar informação à comunidade escolar e reforçar a garantia dos diretos das crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação é realizada em todas as unidades escolares municipais e inclui oficinas, palestras, rodas de conversa, exposição de trabalhos realizados pelos alunos e sessão de cinema com vídeos alusivos ao tema.

Nesta semana, na Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, no bairro Jardim Primavera, os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre bullying, ministrada pelo sargento da Polícia Militar, Maciel. O sargento compartilhou com os jovens suas experiências pessoais, vividas ainda na adolescência, quando enfrentou o bullying, e orientou os alunos sobre os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas.

O militar também orientou os professores a ficarem atentos para evitar os casos de bullying e resolver a situação, conscientizando os agressores e auxiliando as vítimas.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram que um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar. A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Especialistas defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento dos jovens e afirmam que o diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes.

Para a diretora Geralda Oliveira Silva, a palestra proporcionou reflexões profundas e estimulou os estudantes a promoverem um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

*Com informações de Ascom Prefeitura Municipal de Montes Claros / Jerusia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Sair da versão mobile