Foto: Ascom Santa Casa
Compreender e atender eficazmente pacientes surdos é essencial em um mundo onde a comunicação é fundamental para a saúde. Por isso, a Santa Casa Montes Claros promoveu a Oficina de Libras no contexto da saúde, com duração de 30 horas, visando proporcionar aos participantes uma compreensão básica da língua de sinais.
O superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, destacou que a iniciativa busca aprimorar a comunicação e o atendimento às pessoas surdas. “Em 2019, oferecemos o primeiro curso de Libras no hospital. Agora, realizamos a oficina para proporcionar um atendimento ainda mais humanizado para essas pessoas”, afirmou.
Sabrina Costa, analista de recursos humanos, ressaltou que a importância da oficina vai além dos muros do hospital, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. “É uma maneira de inclusão no ambiente hospitalar com menor dificuldade e, além disso, fomentar o interesse dos colaboradores em prestar um atendimento de excelência e qualidade à comunidade surda”, explicou.
O diretor administrativo e de RH, Alex Fabiano Rocha Vieira, enfatizou que “ao capacitar profissionais de saúde com habilidades em Libras, estamos não apenas cumprindo um dever de inclusão, mas também promovendo uma prestação de serviços de saúde mais humanizada e de qualidade”.
Durante a oficina, os participantes foram imersos em um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, com aulas teóricas e práticas. Foram apresentados, por exemplo, ao vocabulário básico e expressões comumente utilizadas no contexto da saúde, além de terem a oportunidade de interagir na prática, proporcionando uma experiência única de aprendizado.