Nessa quarta-feira (17), a Polícia Civil de Minas Gerais e a Polícia Militar de Meio Ambiente apreenderam dois animais da fauna silvestre, em Espinosa, na região Norte do estado. Trata-se de um papagaio, da espécie “papagaio-verdadeiro Amazona aestiva”, e a outra ave, pertence à espécie “Cyanoloxia brissonii”, conhecida popularmente como “azulão”.
Segundo a polícia, as investigações que resultaram na apreensão das aves, tiveram início após a PC ter acesso a um anúncio de vendas de filhotes de papagaio, publicado em grupos de redes sociais. Esse anúncio, conforme apurado, foi postado pelo investigado, que mantinha as aves em gaiolas em sua residência.
O delegado Eujecio Coutrim Lima Filho, responsável pela investigação, relatou que diante da lesão ao patrimônio ambiental da fauna brasileira, representou pelo mandado de busca e apreensão e as aves foram resgatadas. “Trata-se de duas aves naturais da fauna silvestre, o papagaio, inclusive, consta na lista de animais ameaçados de extinção”, explicou Coutrim.
Os animais passaram por exames clínicos e foram encaminhados à quarentena, onde receberão os atendimentos necessários. Posteriormente, serão destinados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros.
O delegado pontua que, no momento da ação policial, o suspeito não estava no local, porém, foi instaurado um procedimento investigatório em que ele poderá responder pelo crime de tráfico de animais silvestres.