O Serviço Social Autônomo (SSA-Servas) percorre os municípios de São João da Ponte, Varzelândia, Verdelândia, Monte Azul, Gameleiras e Mato Verde, na região Norte de Minas, de 20 a 24/4, em apoio às ações do MP Itinerante, projeto do Ministério Público de Minas Gerais que leva serviços para regiões menos desenvolvidas do estado.
A instituição vai apresentar o Programa de Apoio às Entidades Socioassistenciais (PAE) e distribuir doações do Programa de Segurança Alimentar (PSA).
Também serão realizados encontros com representantes das entidades socioassistenciais de cada município para se cadastrarem no SSA-Servas e se beneficiarem com os projetos desenvolvidos pela instituição. Além da apresentação do PAE, serão distribuídas doações do PSA.
“A segurança alimentar é um direito fundamental de todo ser humano, e garantir o acesso a alimentos nutritivos e adequados é essencial para promover o bem-estar e a saúde das comunidades”, explica a presidente do SSA-Servas, Christiana Renault
A distribuição de doações do Programa de Segurança Alimentar pelo Servas durante o MPI não apenas alivia imediatamente a fome, mas também contribui para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.
MP Itinerante
O MPI é realizado pela Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais do Ministério Público de Minas Gerais, Ouvidoria do MPMG e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) e conta com a parceria do SSA-Servas, do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), Recivil (Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais), cartórios de registro civil dos municípios, Emater, Controladoria-Geral do Estado, prefeituras municipais, Copasa, Tribunal Regional Eleitoral, OAB, INSS, polícias Civil e Militar, Defensoria Pública e CeMAIS, além do apoio da Cemig e do Supermercados BH.
SSA-Servas
O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social orientados nos pilares da inclusão social e do voluntariado.
A missão da entidade é fortalecer a inclusão social no estado, em parceria com os setores público e privado, por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.
Confira as cidades que serão visitadas no período:
• 20/4 – São João da Ponte / Varzelândia / Verdelândia
• 21/4 – Montes Claros
• 22/4 – Gameleiras
• 23/4 – Monte Azul
• 24/4 – Mato Verde
*Com informações de Agência Minas.