3 de dezembro, 2024

 

 

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Codanorte) está lançando o Programa “Patas Seguras”, que oferece castração gratuita de cães e gatos nos municípios consorciados do Norte de Minas. O objetivo principal é controlar a reprodução desses animais, sejam eles de rua ou domésticos, além de promover a conscientização da comunidade e a educação ambiental.

O serviço será itinerante, com o primeiro destino sendo a cidade de Claro dos Poções, onde o Castramóvel ficará disponível de terça-feira (30 de abril) até sexta-feira (03 de maio). Estima-se que cerca de 100 animais serão castrados durante esse período.

Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte, explicou que a intervenção cirúrgica inicialmente ocorrerá em 17 municípios que demonstraram interesse no serviço, com planos de expansão para os outros 64 municípios consorciados. A iniciativa visa castrar 17 mil cães e gatos, tanto domésticos quanto de rua, nos próximos meses, com base em dados que apontam a presença de aproximadamente 136 mil animais na região, sendo 10% deles vivendo nas ruas.

A castração, que será realizada pelo médico veterinário Arnaldo Ventuatto, consiste na esterilização cirúrgica, impedindo a capacidade reprodutiva dos animais. O procedimento será gratuito e estará em conformidade com a Resolução 367/2019 do CRMV-MG.

O Castramóvel, ou Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), seguirá uma abordagem itinerante, com profissionais qualificados para realizar os procedimentos anestésicos e cirúrgicos. A mobilização coletiva nos municípios participantes do Codanorte garantirá a eficácia do projeto.

Dr. Norberto Marcelino, prefeito de Claro dos Poções, elogiou a iniciativa e destacou a importância do poder público na proteção dos animais.

Para que os animais sejam castrados, os tutores devem comparecer ao local da castração para fazer o cadastro, seguindo algumas orientações, como o jejum de oito horas para os animais. As datas e locais das próximas castrações serão definidas em breve.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 3215-3644.

About The Author