23 de novembro, 2024

Nesta quinta-feira (2), os municípios do Norte de Minas Gerais deram um passo significativo na luta contra a dengue, com o recebimento das primeiras vacinas contra a doença. Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, foram repassadas 7.083 doses, distribuídas da seguinte forma:

  • Montes Claros: 6.577
  • Claro dos Poções: 119
  • Itacambira: 69
  • Glaucilândia: 43
  • Juramento: 62
  • Mirabela: 213

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Minas Gerais, Josiane Dias Gusmão, em videoconferência, esclareceu que as secretarias municipais de saúde terão autonomia para definir estratégias próprias de imunização para o público de 10 a 14 anos.

Segundo ela, “Cada município conhece a sua realidade e, por isso, poderão adotar como estratégia a vacinação inicial dos adolescentes de 10 e 11 anos e expandir, gradativamente, a faixa etária.”

Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde apontam uma situação preocupante na região, com 77.652 casos prováveis de dengue e 18.472 casos confirmados. Além disso, a região registra 18 óbitos pela doença e 29 mortes ainda em investigação.

A coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), na SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, alertou que, apesar da vacinação trazer esperança para o controle da doença, é crucial que os municípios e a população não descuidem da eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também de outras doenças como chikungunya, zika, febre Oropouche e do Mayaro, que já apresentaram casos no país.

About The Author