Ícone do site Gerais News

Aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças desencadeia crise de leitos pediátricos em Montes Claros

Montes Claros enfrenta crise de leitos pediátricos em meio ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças. Treze hospitais da região Norte de Minas formalizaram propostas para a abertura de 141 novas vagas, em resposta à alta demanda.

Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a distribuição das vagas será a seguinte: 76 leitos clínicos, 45 leitos de UTI, 10 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar Pediátricos e 10 Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINco). Atualmente, a região conta com 199 leitos clínicos pediátricos e 40 leitos cirúrgicos pediátricos.

Entre os hospitais que formalizaram propostas, estão o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Fundação de Assistência Social de Janaúba – Fundajan, Santa Casa de Montes Claros, Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire de Pirapora, Hospital Santo Antônio de Taiobeiras, Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana de Salinas, Hospital Municipal de Januária, Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo de Manga, Hospital Senhora Santana de Brasília de Minas, Hospital São Vicente de Paulo de Coração de Jesus, Hospital São Sebastião de Mirabela, Hospital Municipal Gil Alves de Bocaiúva e a Unidade Mista Dr. Brício de Castro Dourado de São Francisco.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressaltou a importância da colaboração entre os gestores de saúde para atender às demandas da população. As solicitações para abertura de leitos podem ser enviadas até 24 de maio, conforme regulamentado pela Deliberação 4.684 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS).

A região Norte de MG já registrou 434 notificações de síndrome respiratória aguda grave até 2 de maio. Com a chegada do inverno, a preocupação com o aumento dos casos é crescente. A vacinação contra a gripe é apontada como uma medida preventiva importante, especialmente para os grupos de risco. Até o momento, a cobertura vacinal na área de atuação da SRS de Montes Claros está em 32,9%.

Sair da versão mobile