Gerais News

Relíquias de Santa Terezinha chegam a Montes Claros e atraem milhares de fiéis

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Foto: CNBB

Até o dia 06 de junho, a cidade de Montes Claros, região Norte de Minas Gerais,  recebe a Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Isso faz parte de um evento que celebra os 150 anos de nascimento da santa, ocorrido em 2023.

As relíquias chegaram em Montes Claros e ficaram hospedadas primeiro no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, passaram pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, depois no Priorado dos Premonstratenses e a peregrinação será finalizada na Catedral Metropolitana.

A Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha começou pelo Brasil no mês de fevereiro, em um itinerário que percorrerá 70 cidades ao longo do país. A jornada teve seu ponto de partida no Carmelo da Santíssima Trindade, em Trindade, Goiânia, e segue visitando casas e conventos dos Carmelitas no Brasil afora.

Desde o dia 30 de maio estava na cidade de Salvador (BA), chegou em Montes Claros nessa segunda-feira (3) e permanecerá até o dia 06. Após deixar Montes Claros, as relíquias seguirão para Patos de Minas (MG), continuando sua jornada de fé e devoção pelo país até a última visita que será em São Paulo, no dia 1º de outubro, dia da santa.

Esta peregrinação é uma expressão de devoção e celebração da vida e legado da santa, levando consigo os restos mortais da mesma. Conhecida como “Maior Santa dos Tempos Modernos”, como a definiu Pio X, ela é padroeira das missões e uma das quatro mulheres Doutoras da Igreja. A peregrinação de suas relíquias pelo Brasil é uma celebração do legado espiritual e do exemplo de fé de Santa Teresinha, levando consigo os restos mortais da santa.

Ao considerar a Santidade de seus fieis, a Igreja Católica permite que objetos de uso pessoal ou fragmentos do corpo sejam honrados, venerados. Por esse meio, muitos de nós, pedimos à intercessão dos Santos e alcançamos inúmeras graças.

A visita às relíquias de Santa Teresinha é um momento de grande importância espiritual para Montes Claros e de todo o Brasil. Durante esses dias de junho, todos somos convidados a nos unir em oração e celebrações, acolhendo com alegria e fervor as relíquias de uma santa que prometeu fazer cair uma chuva de rosas sobre aqueles que pedem por sua intercessão. Que esta visita renove a fé e a devoção de todos, fortalecendo os laços de espiritualidade que nos unem a Santa Teresinha do Menino Jesus.

Clique aqui e baixe a programação completa da Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Montes Claros   

Marie Françoise Thérèse Martin (a Santa Terezinha), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França. Filha de Louis Martim, e Zélia Guérin. O casal Martin teve cinco filhas. Foto: reprodução internet

O jovem Denílson Pereira participa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, um dos locais onde estarão as relíquias. Ele conversou com o Portal Gerais News sobre a emoção de vivenciar este momento único. “É uma oportunidade única, até pouco tempo, inimaginável que pudesse estar tão perto e ao ponto de tocar seu relicário, contemplar e rezar por sua poderosa intercessão, tão próximo de suas relíquias. Momento de fortalecer a nossa fé e devoção e, também, despertar o interesse daqueles que ainda desconhecem Santa Terezinha”, afirma o jovem.

A Primeira visita das Relíquias de Santa Teresinha em Montes Claros

Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha visitam o Brasil e a segunda vez que visitam a cidade de Montes Claros. No Brasil a primeira visita aconteceu em 1997, ano em que a santa foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II, e a segunda no ano seguinte, em 1998.

Em junho de 1998, Montes Claros recebeu pela primeira vez as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, um evento significativo para a comunidade católica local. Quando as relíquias chegaram, a cidade se transformou em um centro de devoção. Diversas celebrações e orações atraíram multidões de fiéis. As relíquias foram acolhidas no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, onde muitos fiéis se reuniram para momentos de oração e reflexão, e na Catedral Metropolitana de Montes Claros, que testemunhou a passagem de multidões de devotos.

A visita deixou um legado visível na comunidade. Muitas experiências sinceras relatadas profundamente, inspiradas pela vida de Santa Teresinha. A presença das relíquias fortalece a fé e promove a união entre os devotos.

*Com informações de Arquidiocese de Montes Claros

Sair da versão mobile