21 de setembro, 2024

Além de inúmeros pequizeiros queimados e enterrados, árvores frutíferas e protegidas por lei também foram destruídas - Foto: Gerais News

Após veículos de comunicação do Norte de Minas denunciarem as empresas por supostos crimes ambientais que foram praticados na região de Coração de Jesus, onde centenas de pequizeiros foram queimados, cortados e enterrados, árvores protegidas por lei e frutíferas, as empresas mantiveram silêncio.

E o maior problema desses crimes é a escassez de água na região, onde eles estariam utilizando uma quantidade altíssima de agrotóxicos (Scout), alem de matar a flora, chegando até no lençol freático, contaminando a água das propriedades dos próprios e dos vizinhos que vivem de pequenas produções na região, onde plantam alimentos para venderem, gerando renda familiar.

Foto: Gerais News

Os fatos estariam acorrendo desde quando as empresas se instalaram no município através de operações supostamente comandadas pelas mesmas. Além de inúmeros pequizeiros queimados e enterrados, árvores frutíferas e protegidas por lei também foram destruídas.

Assim que as denúncias começaram a ser divulgadas, as máquinas e carros das empresas foram retirados da localidade, mas moradores e produtores rurais se demonstraram revoltados com a situação crítica dos crimes.

A equipe de reportagem do GN foi até o local para conferir de perto o estrago, que ainda é imensurável, uma vez que a água da região pode ser contaminada também pelas queimadas, conforme explicaram especialistas.

Foto: Gerais News

Nossa equipe enviou a denúncia para os dirigentes das empresas e ninguém se pronunciou sobre o caso.

Ainda de acordo com trabalhadores da região, todas as informações foram enviadas ao Ministério Público para averiguação e responsabilização das empresas.

A aflição da população rural da área onde as queimadas foram praticadas, é comovente. Alguns produtores rurais chegaram a se emocionar na presença de nossa reportagem.

Nossa equipe encaminhará notícia crime ao MP e acompanhará os desdobramentos das investigações envolvendo um dos maiores crimes ambientais dos últimos anos, ocorrido em Coração de Jesus.

About The Author