23 de novembro, 2024

Ao todo, são oferecidas 24 vagas sendo quatro para o campus regional Montes Claros - Foto: UFMG / Ana Cláudia Mendes

Estão abertas, até o dia 4 de novembro de 2024, as inscrições gratuitas para seleção de candidatos(as) para o mestrado em Ciências Florestais da UFMG em Montes Claros. Ao todo, são oferecidas 16 vagas das quais quatro são reservadas para candidatos autodeclarados negros, conforme edital suplementar. Os(as) aprovados(as) podem concorrer a bolsas do CNPq, CAPES e Fapemig.

Foto: UFMG / Divulgação

Inscrições

Podem se inscrever candidatos graduados em áreas do conhecimento consideradas afins à área de concentração pretendida no mestrado, a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF). O(a) candidato(a) deverá enviar por e-mail (selecaocf.ufmg@gmail.com), dentro dos prazos estabelecidos no edital, a documentação em formato *.pdf com os nomes e numeração conforme descrito no documento. A confirmação de inscrição será enviada, via e-mail, no prazo de 96 horas.

Seleção e resultado

O processo de seleção será constituído de duas etapas, compreendendo: primeira etapa: (avaliação do curriculum lattes e projeto de pesquisa) de caráter eliminatório e uma segunda etapa (entrevista via plataforma virtual) de caráter classificatório. O processo seletivo será iniciado em um prazo de 30 dias após o recebimento da documentação completa do candidato e do deferimento da inscrição.

O Resultado Final será divulgado em até 5 (cinco) dias úteis após a seleção, e consistirá do somatório das notas obtidas nas duas etapas do processo seletivo. O Resultado Final será publicado em painel externo à Secretaria do PPG em Ciências Florestais e na página web do Programa.

Sobre o mestrado em Ciências Florestais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nasce de um anseio antigo do Instituto de Ciências Agrárias (ICA-UFMG), que ao longo dos anos se consolidou como um polo de excelência no ensino, pesquisa e extensão na região Norte de Minas Gerais.

O campus Montes Claros já ofertava cursos de pós-graduação nas áreas de Produção Vegetal, Produção Animal e Sociedade, Ambiente e Território. Porém, observava-se uma demanda crescente na região por formação em nível de pós-graduação na área florestal, para suprir necessidades relacionadas à vocação florestal do estado e aos passivos ambientais decorrentes do processo histórico de ocupação do solo.

O curso teve sua criação aprovada e iniciou suas atividades em março de 2019, sendo ofertado presencialmente pela UFMG no campus Montes Claros, Minas Gerais. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais representa uma conquista para a instituição e um marco no processo de consolidação da pós-graduação do ICA-UFMG, buscando suprir uma importante lacuna regional de formação de recursos humanos qualificados na área de Ciências Florestais e fortalecer a pesquisa e a produção de conhecimento com foco no semiárido mineiro.

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisas abrangidas dentro do Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais estão centralizadas na temática do desenvolvimento de atividades em nível de mestrado na região semiárida. As linhas de pesquisas abrangem a silvicultura de florestas de produção e das formações vegetacionais naturais, bem como a recuperação de áreas degradadas nesse contexto de déficit hídrico, conciliado com investigações de manejo florestal e tecnologia da madeira para a utilização dos recursos florestais. Portanto, conforme questionado pela Comissão Avaliadora da CAPES na última submissão da proposta de criação do Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais, enfatiza-se que as linhas de pesquisa apresentam uma abrangência dentro do contexto do desenvolvimento das Ciências Florestais no semiárido, demonstrando aderência e coerência com a proposta reformulada.

1. Silvicultura no semiárido

Visa desenvolver pesquisas que aprimorem métodos e técnicas silviculturais para a exploração das florestas plantadas e recuperação e conservação das formações vegetacionais naturais nas regiões semiáridas. Nesse contexto, as investigações científicas abrangerão estudos com a implantação, condução e proteção de povoamentos florestais, em monocultivos ou na forma de sistemas agroflorestais e em recuperação de áreas degradadas.

2. Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais

Visa desenvolver pesquisas que propiciem o melhor aproveitamento dos recursos florestais considerando diferentes aspectos do manejo florestal em regiões com predominância de déficit hídrico. Tratará de estudos nas áreas de mensuração e manejo, ergonomia, colheita e transporte, propriedades, usos e industrialização dos recursos florestais, além do planejamento e otimização de processos e atividades florestais.

Acesse o edital regular aqui.
Acesse o edital suplementar aqui.
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais.

About The Author