21 de setembro, 2024

O padre Michel Júnior Valério, Cônego da Ordem Premonstratense, é Presidente da Clínica Solidária Nossa Senhora Rosa Mística e Pároco na paróquia de mesmo nome - Foto: Arquidiocese de Montes Claros

Foi encaminhado ao Cônego Michel Júnior Valério ofício do Ministério Público referente a Ação Popular que se posiciona contra a construção do prédio da Clínica Solidária Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Ibituruna, em Montes Claros, região Norte de Minas.

O terreno teria sido doado para prefeitura de forma oficial, mas ambientalistas se posicionaram contra devido se tratar de uma área verde, o que é vetado por lei. A doação da área, de aproximadamente 600 m², foi aprovada pela Câmara Municipal e assinada pelo prefeito Humberto Souto em dezembro de 2019.

Moradores do bairro Ibituruna argumentaram que a construção da clínica vai desconfigurar o bairro, mas que não são contra, pedem apenas que a construção seja transferida para outra parte do bairro.

Ainda segundo o ofício enviado pelo Ministério Publico, foi constatado que o Conselho Municipal de Meio Ambiente não teria sido consultado sobre a doação.

O promotor Guilherme Roedel aconselhou o padre Michel Júnior Valério, Cônego da Ordem Premonstratense e Presidente da Clínica Solidária Nossa Senhora Rosa Mística, a tornar público o documento, como forma de informar aos benfeitores sobre a possibilidade de um desfecho judicial que atenda a Ação Popular, podendo ser demolida a construção e todo o investimento desperdiçado.

O Portal Gerais News fez contato com a Arquidiocese de Montes Claros para solicitar um posicionamento e recebemos a resposta de que a Arquidiocese não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público. Como a construção da Clínica está sob o comando da Ordem Premonstratense, a notificação chegou ao prior.

“Não chegou até nós nenhuma informação sobre a paralisação das obras da Clínica Solidária. A Associação Clínica Solidária Nossa Senhora Rosa Mística é uma ‘entidade criada a partir da ideia de fiéis leigos, especialmente profissionais da saúde, e de religiosos premonstratenses, e tem como finalidade favorecer atendimento médico humanizado à população de baixa renda’. A obra não está diretamente ligada a Arquidiocese. O Cônego Michel, prior dos premonstratenses em Montes Claros pode informar melhor sobre os trabalhos. Até o momento, não houve nenhuma manifestação da Arquidiocese a este respeito, caso isso aconteça lhe comunico”, informou a Arquidiocese por meio de nota.

*Matéria atualizada no dia 19/07/24 às 14h:23min para acréscimo de informação

About The Author