O atual prefeito de Januária, Maurício Almeida, um dos gestores mais bem avaliados da história do município, recusou o nome do ex-deputado estadual Zé Reis como vice de chapa para as eleições deste ano.
Para alguns, a postura do prefeito Maurício é vista como ingratidão, uma vez que o mesmo teria sido projetado politicamente pelo então deputado Zé Reis, em 2020.
Ainda segundo fontes da coluna, o prefeito Maurício se articula para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados ou na Assembléia de Minas, em 2026, podendo abandonar de vez a embarcação de Zé Reis.
Atualmente, o ex-deputado mora em Belo Horizonte, onde exercia, até pouco tempo, o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Enfrentando o maior inferno astral político de sua trajetória após não conseguir se reeleger deputado e ter perdido total espaço em Bonito de Minas, cidade da qual foi prefeito, Zé Reis tenta se refazer politicamente em Januária, mas é rejeitado pelo pupilo.
Fato é: Se quiser ser reeleito prefeito de Januária, Maurício terá que aceitar Zé Reis como vice. Afinal, manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Vale lembrar que Zé Reis é um dos homens mais poderosos do Podemos, com livre trânsito no governo do estado e total apoio de Marcelo Aro e da deputada federal Nely Aquino.