23 de novembro, 2024

Com 1.160 metros de extensão e variante de três quilômetros, a nova ponte será um marco na integração regional e facilitará o deslocamento de trabalhadores e estudantes, além de impulsionar o escoamento da produção agropecuária e do Projeto Jaíba - Foto: Américo Borges / Arquivo

Foi anunciada, nesta quinta-feira (24), a destinação de R$ 150 milhões em recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, entre as cidades de Manga e Matias Cardoso. A obra é um importante avanço para a região Norte do estado e faz parte do Provias, o maior programa de infraestrutura da última década em Minas.

Com 1.160 metros de extensão e variante de três quilômetros, a nova ponte será um marco na integração regional e facilitará o deslocamento de trabalhadores e estudantes, além de impulsionar o escoamento da produção agropecuária e do Projeto Jaíba, gerando emprego e renda aos moradores locais e melhorando significativamente a qualidade de vida da população.

Foto: Américo Borges / Arquivo

O anúncio foi oficializado durante eventos realizados nas duas cidades que serão ligadas pela ponte, com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

Professor Mateus reforçou que a ponte é um compromisso da atual gestão, que agora está se tornando realidade com a parceria dos prefeitos e deputados da região.

Segundo o DER-MG, a licitação para a escolha da empresa responsável pela construção deve ser publicada entre o final deste ano e o início de 2025. “Antes, vamos fazer um bom orçamento para que possamos ter a contratação de uma empresa de qualidade, que entre e entregue essa obra. Contudo, a expectativa é a de que em março do ano que vem, a gente consiga dar a ordem de início e comece essa obra que vai revolucionar a região de Manga e Matias Cardoso, fazendo daqui um vetor de desenvolvimento importante para o estado”, explicou o diretor do DER, Rodrigo Tavares.

Um sonho antigo

A estudante Michelle de Sá é moradora da região, tem família tanto em Manga quanto em Matias Cardoso, ela falou ao Portal Gerais News sobre esse momento importante para a terra natal dela. “A realização de um sonho, não apenas meu, mas também de familiares, amigos e de todos os habitantes de Manga e das cidades vizinhas. Essa ponte será um símbolo de força e de alegria, pois trará benefícios significativos para inúmeros moradores, trabalhadores e pessoas que precisam fazer a travessia diariamente”, comemora.

Foto: Américo Borges / Arquivo

Para Michelle  a ponte vai trazer crescimento aos dois municípios, o a deixa feliz. “Sinto uma felicidade imensurável ao ver que um sonho tão antigo está prestes a se concretizar. Temos perspectiva de melhorias na economia local e na vida cotidiana dos cidadãos de Manga é extremamente gratificante”, celebra.

A nova infraestrutura também permitirá melhor acesso do Oeste de Minas, Chapada Gaúcha, Sul da Bahia e BR-135 ao extremo Norte do estado, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.

Impacto econômico

A construção da ponte representa um avanço significativo para a economia local. Ao melhorar as condições de transporte e acesso, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, promovendo o crescimento de setores vitais como a agropecuária e o comércio.

Os recursos são oriundos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Manga

Ainda nesta quinta, o vice-governador participou de um encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manga, que reuniu empresários, produtores rurais e representantes da Faemg e da Aspronorte para discutir o desenvolvimento da agricultura irrigada sustentável. Durante o evento, foi anunciada a promulgação da lei 754/2015, que institui a política estadual de agricultura irrigada sustentável.

A nova legislação permitirá que a infraestrutura de irrigação seja considerada de utilidade pública, facilitando a ampliação das áreas irrigadas em regiões como Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro. Entre os benefícios da medida, estão a possibilidade de até três safras em uma mesma área e a emissão de outorga coletiva para os produtores. Além disso, foram anunciados recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco em Manga.

*Com informações de Agência Minas

 

About The Author