O hospital Aroldo Tourinho realizou recentemente um procedimento minimamente invasivo, trata-se da correção endovascular de dissecção aguda de aorta abdominal, uma técnica moderna e segura.
O médico do Hospital Aroldo Tourinho, Flavio Donizete Gonçalves fala sobre o procedimento. “Nós tivemos a oportunidade de atender o paciente com um aneurisma dissecante de aorta abdominal. É uma doença extremamente grave porque ela pode evoluir para ruptura e morte imediata do paciente, ou deixar sequelas importantes. De acordo com o avanço da tecnologia, nós tivemos a oportunidade de fazer uma cirurgia minimamente invasiva. No passado, até recentemente, era necessário fazer uma incisão, um corte em todo o abdômen do paciente, precisava ficar dois ou três dias internado no CTI e mais uma semana no hospital para se recuperar. Com o avanço da tecnologia, fizemos duas pequenas incisões de dois centímetros na virilha do paciente, por onde foi introduzido um cateter e correção do aneurisma de forma endovascular, utilizando raio x com intensificador de imagem na hemodinâmica”, explica.
Ainda conforme Flavio, “esse procedimento é minimamente invasivo e leva menos riscos para o paciente, uma pronta recuperação, a pessoa já sai do procedimento já acordado, conversando. Vai ficar no CTI em observação, já sai do CTI e permanece no hospital por mais um dia e já retorna ao seu lar, aos cuidados da família, ou seja, é um procedimento que, graças à tecnologia, diminuiu muito a mortalidade e a morbidade do procedimento”, conclui.