Ao tomar conhecimento de que o jornalista Délio Pinheiro, pré-candidato a prefeito pelo PDT, teria feito críticas ao setor de saúde de Montes Claros, o deputado estadual Arlen Santiago (Avante) saiu em defesa do prefeito Humberto Souto (sem partido), durante entrevista concedida ao titular da coluna.
Como médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o parlamentar destacou que o problema da saúde pública é de nível nacional, relembrando que este ano completa 18 anos do Partido dos Trabalhadores no poder. Destacou ainda a tabela defasada do SUS, que tem demandado médicos especialistas para consultórios particulares.
Em tom irônico, Santiago disse que criticar o prefeito Humberto Souto é tomar outro tiro no pé, assim como votar da favor à volta do Seguro DPVAT. A crítica seria feita pelo fato do jornalista Délio ter votado favorável ao retorno da cobrança do imposto extinguido no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Logo que tomou posse como deputado federal, em substituição ao deputado Mário Henriger, Pinheiro participou da polêmica votação no congresso federal, tendo sido bombardeado nas redes sociais.
Acontece que Délio é integrante de partido que compõe a base do presidente Lula da Silva, o que o deixou de pés e mãos atadas na hora de participar da polêmica votação que determinou a volta da cobrança do DPVAT.