21 de novembro, 2024

O espaço vai beneficiar mais de 120 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha - Foto: Ascom | Cimams

O Consórcio intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS completa 10 anos de atividades na próxima quarta-feira, 14 de agosto. Para comemorar a sua primeira década de existência, os municípios consorciados receberão uma nova sede, com a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, do CIMAMS, localizado ao lado da Cidade Administrativa (nova Prefeitura), no bairro Guarujá, próximo ao aeroporto Mário Ribeiro da Silveira, em área de 1.111,87 m², cedida pelo Município. A obra está orçada em R$ 4 milhões, recursos já repassados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal.

Além do auditório multiúso com área de 1.160,18 m², o Centro contará com salas de reuniões para prefeitos, sala de imprensa, e espaço para realização de convenções, seminários, exposições, feiras, cursos, treinamentos e oficinas. O espaço vai beneficiar mais de 120 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

O presidente do CIMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, observa que ao longo de sua história, houve uma diversificação e ampliação da sua atuação ao ponto de tornar-se o maior consórcio multifinalitário de Minas Gerais e um dos maiores em representatividade do país.

“O nosso consórcio conta hoje com uma estrutura sem par entre as entidades de classe de todo o país, e com uma diversidade de serviços que supre as necessidades dos prefeitos/associados em todos os setores da gestão pública. Na nossa gestão, nos dois mandatos em que estive à frente, buscamos a formalização de parcerias com órgãos das esferas estadual e federal, entidades e prestadores de serviços.”

Sobre os 10 anos, do CIMAMS, o dirigente do consórcio observa que: “são anos de planejamento e de trabalho, desde a concepção da ideia inicial até a entrega das instalações. “O conjunto de salas de trabalho e de reuniões é de impressionar. São espaços erguidos sem nenhuma pretensão de serem suntuosos, mas práticos e adaptados para responder às exigências de um mundo que preza pela eficiência e a rapidez.”

O prefeito de Janaúba, José Aparecido, destaca que: “O CIMAMS é uma importantíssima entidade coletiva que tem contribuído significativamente na aquisição de bens e insumos para a prefeitura, com menos burocracia e nos representando junto as esferas estadual e federal. O consórcio se faz necessário na vida dos municípios onde vivem mais de 2,6 milhões de habitantes. É fundamental ter sua sede própria que é será nova e moderna. Parabéns ao CIMAMS por mais esta conquista para os seus associados!”

Já o prefeito de Grão Mogol, Diêgo Antônio Braga Fagundes, “o CIMAMS representa uma profícua parceria na contratação de serviços que contribuem para a economia e celeridade nas contrações públicas, além de importante representante das demandas dos municípios da região. A construção da nova sede, certamente, reafirma o crescimento e importância que o consórcio vem adquirindo.”

O prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandi, acrescentou que: “O CIMAMS, hoje, representa um sentimento de união, prosperidade, parceria entre os municípios. Somos mais fortes quando estamos juntos na busca para o desenvolvimento dos nossos municípios e toda região.”

O prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, enfatizou que o CIMAMS é um dos mais importantes do estado, sendo uma ferramenta fundamental para auxiliar os municípios, principalmente nas compras compartilhadas. “A nova sede trará mais espaço para grandes eventos e atenderá os anseios dos municípios consorciados.”

Para o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, “o CIMAMS é uma representação institucional que agrega todas as necessidades de todos os municípios. É uma instância que legitima direitos e acessos mais rápidos a políticas públicas. A nova sede consolida de vez toda a grandeza que o consórcio representa e pode ir além.”

Conforme o prefeito de Manga, Anastásio Guedes, “o CIMAMS é um dos maiores parceiros do meu município, onde podemos contar com perfuratriz e também com processos licitatórios, onde adquirimos maquinários e toda infraestrutura.”

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, apontou que: “a instalação de uma nova sede representa, na prática, a implantação e execução de políticas públicas regionais fundamentais para a sociedade, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos que habitam os municípios consorciados. É mais um avanço para o desenvolvimento da capacidade produtiva do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. É mais um importante passo para a expansão e visibilidade do mercado consumidor de produtos locais.”

Sobre o CIMAMS

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da SUDENE (CIMAMS), com sede no município de Montes Claros – MG, fundado em 14 de agosto de 2014, é constituído pela cooperação entre 120 municípios, com objetivo precípuo de representação política e administrativa em prol da melhoria da gestão pública municipal.

O Consórcio visa à cooperação mútua entre seus partícipes, e destes com a União, Estado de Minas Gerais e iniciativa público privada, na realização de interesses comuns e multifinalitário, atuando no planejamento e execução de projetos e programas que visam o desenvolvimento regional sustentável, aperfeiçoamento das gestões administrativas e seus consorciados e a formulação de políticas públicas regionais que venham beneficiar a população dos municípios da Área Mineira da Sudene.

*Arthur Amorim Júnior | Ascom | CIMAMS

About The Author