21 de setembro, 2024

Com o apoio da Polícia Militar, o projeto contou com uma série de palestras educativas, além da distribuição de revistas que abordam temas cruciais para a proteção e bem-estar dos jovens - Foto: Ascom | Samuel Nunes

Colégio Adventista de Montes Claros realizou nesta semana, o projeto Quebrando o Silêncio, importante iniciativa que visa instruir crianças e adolescentes a reconhecer, inibir e não se calar diante de situações de abuso ou tentativas de violência.

Para o diretor do Colégio Adventista de Montes Claros, prof, Ozeias Batista, Quebrando o Silêncio, é uma iniciativa das mais relevantes, e que a sua realização nesta instituição de ensino, demonstra o compromisso da Educação Adventista em proporcionar não apenas um ensino de qualidade, mas também em formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios da vida com segurança e coragem.

Com o apoio da Polícia Militar, o projeto contou com uma série de palestras educativas, além da distribuição de revistas que abordam temas cruciais para a proteção e bem-estar dos jovens. “O objetivo é sempre o mesmo: capacitar as crianças e adolescentes para que possam identificar situações de risco e saber como agir, encorajando-os a nunca permanecerem em silêncio”, enfatiza o diretor.

Foto: Ascom | Samuel Nunes

O Quebrando o Silêncio é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia que mobiliza milhares de pessoas em oito países da América do Sul no combate a diversos tipos de violência. A cada ano, um tema diferente é abordado.

Tema 2024

Para a edição deste ano, o foco da campanha também está no crescimento saudável e seguro das crianças e adolescentes. Todos os dias, de forma silenciosa, inúmeras delas sofrem algum tipo de abuso sexual e, na maioria das vezes, de pessoas próximas.

Segundo agências da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente 1 bilhão de crianças são vítimas de algum tipo de violência, inclusive de abuso. Dados apontam que 88% dos países têm legislação de proteção, mas menos da metade aplicam as leis.

Proteção e segurança

O 2° Sargento da PM, Erodney de Freitas Muniz, Auxiliar de Comunicação Organizacional da Décima Primeira Região de Polícia Militar, ministrou palestras em momentos diferentes no Colégio Adventista. Afirma que Como cidadão entende que, polícia militar, escola e comunidade, são partes essenciais na construção de uma sociedade fundamentada em valores e princípios firmados na justiça.

Essa construção começa com famílias equilibradas e saudáveis. “Para tanto, precisamos proteger nossos lares, nossas crianças e adolescentes, das ameaças que podem roubar-lhes a beleza da vida. Quando eles encontram segurança no seio das famílias, não ficam em silêncio, pois confiam naqueles que devem protegê-los dos muitos perigos que os cercam. Fiquei muito feliz em fazer parte desse projeto tão fundamental para nossa sociedade”, relata.

O pastor Diego Santiago, capelão do Colégio Adventista, ressaltou a importância do projeto. Destacou a relevância da participação e apoio da PM. “Gostaria de expressar meu mais profundo agradecimento à Polícia Militar, pela excelente palestra realizada no Colégio Adventista. A presença do Sargento Freitas, foi extremamente enriquecedora, proporcionando aos nossos alunos uma valiosa oportunidade de aprendizado e conscientização”, finaliza Santiago.

Mobilização

Ações são realizadas ao longo de todo o ano e, em agosto, com a data principal, há uma grande mobilização dos templos adventistas nos oito países da América do Sul.  Além do material físico, é possível conferir de forma digital acessando o site oficial da campanha: quebrandoosilencio.org. Lá também é possível conferir materiais extras, artes, matérias das edições anteriores e muito mais.

Em Montes Claros, o projeto culminará com uma mobilização neste sábado, a partir das 9h, na Praça Doutor Carlos, reunindo igrejas adventistas e o Colégio Adventista.

About The Author