Amanhã (12), “Transgressoras Brasileiras do Cinema”, 24ª edição da mostra permanente Curta Circuito, apresenta uma sessão dupla, em Montes Claros. Com entrada gratuita, a programação inclui os filmes “A Entrevista” (1966) e “Cristais de Sangue” (1977), ambos abordando temas ligados à opressão social e política das mulheres no Brasil durante momentos históricos conturbados. As sessões são realizadas em parceria com o Cinema Comentado Cineclube, no Ibicinemas.
“A Entrevista”, dirigido por Helena Solberg, é um curta-metragem de 20 minutos que retrata as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos anos 60, em plena Ditadura Militar. O filme é conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade patriarcal da época. Já “Cristais de Sangue”, com direção de Luna Alkalay, é um longa-metragem de 83 minutos filmado na Chapada Diamantina. A obra mistura realismo fantástico com metáforas políticas, ilustrando a luta por liberdade e resistência em meio à repressão. A classificação indicativa para ambos os filmes é de 14 anos.
“Transgressoras Brasileiras do Cinema” traz obras que se alinham às questões inerentes à mulher e ao chamado contracinema, a resposta oposicional ao cinema clássico e tradicional, representada por obras que teriam as mulheres como autoras, seguindo na direção de um cinema experimental e vanguardista. E em se tratando do Brasil em plena ditadura militar, a inflexão proposta pelas cineastas também em relação à produção cinematográfica brasileira durante os anos de 1960 e 1980 representa uma quebra com alguns modos e estilos fílmicos, como a pornochanchada, também alterando radicalmente a forma objetificante como as mulheres eram representadas nos filmes.
Segundo Elpídio Rocha, atual presidente do Cinema Comentado, esta é uma oportunidade de conhecer o cinema brasileiro. “Esses filmes nos convidam a revisitar momentos importantes da nossa história por meio de uma narrativa sensível e artística, incentivando discussões que são extremamente relevantes nos dias de hoje”, afirma.
Ao todo, serão sete filmes exibidos em Montes Claros, durante o mês de setembro, sempre na quinta-feira, às 21h, no Ibicinemas (Avenida José Corrêa Machado, 1079). O Curta Circuito também tem sessões em Araçuaí e Belo Horizonte, onde a programação segue até outubro.