A chinesa Geely Tecnologia, controladora da Volvo, assumiu o controle da Sul Americana Metais (SAM), empreendimento que pretende explorar a jazida de minério no Norte de Minas, em substituição a Holding Honbridge, e na manhã desta quinta-feira (12), o seu dirigente, Armye Dong se reuniu com os dirigentes de entidades de classe no Norte de Minas, quando anunciou que o projeto será reformulado para atender as exigências ambientais de Minas Gerais e com isto conseguir a licença previa do empreendimento.
Na reunião, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, lamentou a demora do estado em conceder este licenciamento, impedindo a geração de pelo menos 11 mil empregos diretos no Norte de Minas. Ele lembrou que conversou pessoalmente com o governador Romeu Zema, que prometeu apoio à iniciativa, mas as suas ordens não foram cumpridas.
O projeto do polo minerário foi criado em 2006, com investimentos de R$ 12 bilhões, mas que depende da licença ambiental para ser executado. Porém, desde 2019 o projeto foi arquivado, por falta do licenciamento. Agora, a análise do projeto saiu do âmbito da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADE) e foi transferido para a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).
A chinesa Geely Tecnologia iniciou a elaboração de consultoria para apresentar os novos estudos. Uma das propostas é que desista de usar o mineroduto para escoar o minério e use o modal ferroviário. O presidente da Amams, Nilsinho, propôs que se use o sistema ferroviário, pois além do polo minerário ainda tem o projeto de reflorestamento que precisará escoar a sua produção de carvão.
Nilsinho reforçou a importância do projeto minerário da Sam Metais, frisando que articulou com os dirigentes que 30% do minério fique na região, para viabilizar pelo menos duas siderúrgicas com aumento de 6 mil empregos diretos para 11 mil, ainda questionou à chinesa Geely Tecnologia se ela teria interesse de duplicar a BR 251 como compensação ambiental do Norte de Minas e lembrou que na administração do então governador Antônio Anastasia assinou os documentos para a Sam Metais construir a Barragem de Vacaria e com isto, estimular a irrigação para pequenos agricultores.
O presidente da sociedade rural propôs que Geely Tecnologia construa a barragem de Congonhas como compensação. A chinesa Geely Tecnologia explicou que suas ações serão definidas com base nos novos estudos.