A cidade de Montes Claros sediou o III Simpósio de Neuro-oncologia na última sexta-feira (13). O evento de grande importância para a comunidade médica foi realizado pela Santa Casa Montes Claros em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter.
Com a participação de renomados especialistas em neuro-oncologia, oncologia, neurologia, neurocirurgia, radioncologia e oncopediatria, o encontro teve como principal objetivo proporcionar um ambiente de troca de conhecimento, discussão de casos clínicos e atualização científica, além de promover oportunidades de networking entre os participantes.
Para a Dra. Lucianne Maia Costa, a iniciativa é de grande relevância pois é um momento no qual os médicos puderam discutir os mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento do câncer. “Além das inovações tecnológicas, foram abordados temas como gliomas, meningiomas da base do crânio e metástases cerebrais”, explicou a médica.
Dentro dos temas, os especialistas discutiram sobre: Classificação dos Tumores Cerebrais – OMS (2021) Impacto prático nas decisões terapêuticas, Novidades em Neuroimagem, Awake Surgery – Avanços técnicos e desafios da vida real, Contribuição da radioterapia no Controle dos Gliomas de Baixo Grau, Tratamento Sistêmico para os Gliomas Pediátricos de Baixo Grau com Mutação BRAF – Qual o padrão atual, Recorrência de Gliomas de Alto Grau: Quando operar e Quando reirradiar, Otimizando a Abordagem Cirúrgica, Avanços e Melhores Indicações da Radioterapia, Tratamento Neurocirúrgico – Indicações e Circunstâncias Ideais, Conceito Moderno para a Radiocirurgia em Metástases Cerebrais, Tratamento de Metástases Cerebrais de Câncer de Mama na Paciente HER2 +, Benefícios do Conjugado anticorpo-medicamento, Transtuzubame Deruxtecan T-DXd, Ependimomas e Meduloblastomas.
Além disso, foram apresentados casos clínicos que estimularam debates entre os participantes sobre as melhores abordagens terapêuticas. Especialistas de Montes Claros, Belo Horizonte e São Paulo compartilharam suas experiências, proporcionando uma visão multidisciplinar sobre o tratamento das patologias complexas. Os palestrantes enfatizaram a necessidade de integração entre diferentes especialidades para garantir melhores resultados clínicos e uma maior qualidade de vida para os pacientes.
O evento proporcionou um ambiente de troca de conhecimento e networking, focando em temas como inovações terapêuticas e a importância da abordagem multidisciplinar. Para a Dra. Sabrina Cabral, “além das apresentações e discussões, o evento foi uma oportunidade valiosa para o fortalecimento de redes de contato entre os profissionais, uma vez que facilita futuras colaborações e iniciativas conjuntas”, disse.