21 de novembro, 2024

O desenvolvimento do projeto atende à demanda de crescimento do município - Foto: Copasa | Divulgação

Com o objetivo de incrementar a qualidade dos serviços prestados à população por meio da melhoria da eficiência da coleta, do transporte e tratamento do esgoto, a Copasa está executando obras para instalação de uma nova estação elevatória de esgoto bruto, localizada próximo ao mercado municipal, no centro de Janaúba, região Norte do Estado.

Com investimentos de quase R$1,8 milhão, a fim de atender toda a população do município, estimada em 70 mil pessoas, a implantação da elevatória do mercado, mais moderna e eficaz, vai substituir a antiga unidade em funcionamento na cidade. As intervenções visam ampliar a potência da estrutura, com aumento da vazão para 40 litros por segundo e a capacidade de bombeamento dos efluentes coletados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

O desenvolvimento do projeto atende à demanda de crescimento do município, prevenindo a ocorrência de extravasamentos de esgoto e danos ao meio ambiente. A previsão é que os serviços sejam concluídos em junho de 2025.

As obras incluem a instalação de um poço de sucção com dois conjuntos moto bomba e abrigos para geradores de energia, bem como a construção de um tanque pulmão em concreto armado – estrutura implantada no subsolo para receber o esgoto em caso de transbordamento da elevatória, evitando a poluição dos cursos d’água localizados no entorno do município. A nova unidade contará ainda com um sistema de tratamento de odores provenientes do funcionamento da estrutura, realizado por meio do sistema Dry Scrubber, que promove a filtragem do ar através de materiais absorventes e adição de compostos químicos, neutralizando a concentração e emissão de gases mal cheirosos.

Além disso, para interligação da nova unidade ao sistema de esgotamento sanitário, serão implantados 29 metros de redes coletoras, 46 metros de linhas de recalque e instaladas 8 ligações prediais de esgoto em alguns pontos comerciais.

De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Norte (USEN), Raul César Durães, a obra vai resultar na melhoria da operação do sistema de esgotamento sanitário do município, que será mais moderno e eficiente. “A nova elevatória, dotada de tecnologia moderna, vai evitar o extravasamento de efluentes nas vias públicas e nos mananciais da cidade, resultando em benefícios para a saúde, a qualidade de vida da população e o meio ambiente”, concluiu.

Benefícios do tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das dos espaços já existentes. Outro beneficio para a população local é a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores e as mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a consequente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

A obra possibilita ainda o aumento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Também são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.

About The Author