Em resposta a um ofício enviado pelo secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, a Cemig enviou esclarecimentos sobre as constantes quedas de energia nos municípios da região.
“A situação de pique de energia tem afetado não apenas residências, mas também estabelecimentos comerciais e serviços essenciais, gerando impactos significativos na vida das pessoas e na economia local. Temos recebido relatos de danos a equipamentos, perdas em produções agrícolas e comerciais, e interrupções em serviços de saúde e educação, o que evidencia a gravidade da situação”, justificou um trecho do ofício assinado pelo secretário.
Devido aos prejuízos e transtornos devido às interferências, o ofício solicitou urgentemente que a Cemig adote medidas corretivas eficazes para identificar e resolver as causas desse problema, visando garantir a regularidade no fornecimento de energia elétrica aos munícipes afetados. Além disso, pediu transparência nas informações sobre as ações tomadas e um plano de contingência visando minimizar os impactos das interrupções.
Para as solicitações enviadas, a CEMIG informou que: ”apesar dos esforços empreendidos para proteger as redes de distribuição de energia elétrica e investir em modernas tecnologias de aprimoramento, objetivando assegurar o fornecimento contínuo a seus consumidores, eventualmente ocorrem interrupções imprevisíveis e acidentais, causadas por agentes externos, tais como descargas atmosféricas, árvores, abalroamento em postes, queimadas e vandalismo”, discorreu a Cemig.
A companhia informou, ainda, que, ao longo do ano estão sendo realizados trabalhos de inspeção e manutenção nos equipamentos da rede de distribuição, além de serviços de limpeza de faixa e poda em árvores, a fim de evitar interrupções acidentais.
“Neste ano foram realizados serviços de manutenção preventiva e corretiva nas redes que atendem aos municípios da região Norte, com investimento de R$ 53,4 milhões”’ afirmou.
Por fim, a Cemig finalizou informando que está trabalhando para evitar ao máximo esse tipo de situação, e na impossibilidade de evitá-la, vai informar antecipadamente aos consumidores através de aviso de interrupção programada e anúncio nas rádios.