3 de dezembro, 2024

Um grupo de advogados independentes oficializou a criação da CHAPA 11 – OAB PLURAL E TRANSPARENTE, que disputará a presidência da OAB Montes Claros. Liderada pelo advogado Danilo Kléber Mendes Xavier, a chapa busca promover uma mudança na direção da instituição, com o objetivo de acabar com o que considera individualismo e privilégios na gestão atual, através de 11 propostas estruturantes. A candidatura defende uma OAB mais participativa e comprometida com as necessidades reais da advocacia.

Segundo Danilo Xavier, a atual gestão tem se afastado dos advogados e advogadas da subseção, resultando em um esvaziamento da OAB. Ele criticou a falta de reconhecimento dos erros e de abertura para críticas. “Nos últimos três anos, vários advogados renunciaram aos cargos que lhes foram confiados, sendo substituídos sem a participação dos mais de 4.000 colegas”, afirmou. O advogado reforçou a necessidade de decisões tomadas em conjunto com a classe, em oposição ao que chama de “gestão autoritária”.

Entre as principais propostas da chapa está a criação de uma Ouvidoria Independente, para garantir a participação constante dos advogados durante toda a gestão, além de um programa de transparência e prestação de contas. A CHAPA 11 também propõe o programa “Fale com o Presidente”, com reuniões mensais abertas, e a valorização do advogado jovem e experiente por meio de incentivos para o exercício da profissão.

Danilo Xavier destacou ainda o papel histórico da OAB Montes Claros como uma instituição que sempre contribuiu com a ordem e a segurança da sociedade, e lamentou o que considera uma interrupção desse legado na gestão atual. “As prerrogativas do advogado são de responsabilidade do Presidente da OAB, e não podemos permitir que esse respaldo seja comprometido”, afirmou o candidato.

About The Author