Nas últimas quatro décadas, o tratamento do câncer infantojuvenil avançou significativamente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar desse progresso, quando falamos dos tumores que atingem crianças e adolescentes, ainda não há evidências científicas que liguem a doença a fatores externos. O grande desafio, portanto, continua sendo a identificação precoce dos sinais e sintomas, algo que pode fazer toda a diferença nos índices de cura.
Pensando nisso, a Fundação Sara lançará o projeto “Sinais e Sintomas: Contra o Câncer Infantojuvenil, cada minuto importa”. A proposta tem como objetivo capacitar cerca de 1.400 profissionais da atenção primária que atuam na rede pública de saúde de Montes Claros. Esses profissionais são peças-chave no diagnóstico precoce, por estarem próximos às famílias e acompanharem seu dia a dia.
A Fundação Sara acredita que, no combate ao câncer infantojuvenil, cada minuto faz a diferença. Por isso, além de aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais de saúde, a proposta busca aumentar a conscientização e fornecer o suporte necessário para que crianças e adolescentes diagnosticados tenham mais chances de cura e qualidade de vida. A mobilização acontecerá por meio de capacitações que trarão conhecimentos atualizados sobre os principais sinais e sintomas da doença, bem como técnicas de diagnóstico precoce e abordagens de tratamento.
O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, que incluirá as capacitações no cronograma oficial de treinamentos do município. Dessa forma, garante-se que um grande número de profissionais seja atingido, ampliando o impacto da iniciativa e ajudando a salvar vidas por meio da disseminação do conhecimento.
O treinamento será conduzido pela Enfermeira da Fundação Sara, Acácia Alves, pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde, Terapia Intensiva, Trauma e Emergências. A abertura oficial do projeto ocorrerá no dia 29 de outubro de 2024, às 13h30, na AMAMS (Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 416 – Ibituruna, Montes Claros). O projeto terá duração de 11 meses, com o objetivo de capacitar 1.400 profissionais da saúde, ampliando a capacidade de diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentando as chances de cura para as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer.
Sobre a Fundação Sara
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.600 famílias amparadas.
Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.
Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br.