21 de novembro, 2024

Os adolescentes, representam 29 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha - Foto: Amams

O Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF no Brasil, o seu parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e seu apoiador em Minas Gerais Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH), juntamente com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), parceira do UNICEF no Norte de Minas, realizaram nesta sexta-feira (25), na sede da Amams em Montes Claros, evento Festival dos NUCAs, com meu NUCA eu faço a diferença.

O evento contou com a participação de 90 adolescentes, representantes de 29 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha e teve como tema principal as mudanças climáticas.

O encontro foi realizado em duas etapas, de 08 às 12 horas, no auditório da Amams com palestras, compartilhamento de boas práticas de participação social e o reconhecimento do engajamento dos NUCAs em atividades relacionadas a temáticas prioritárias para a iniciativa, como mudanças climáticas, enfretamento ao racismo e outras violências, empoderamento de meninas, igualdade de gênero e prevenção à gravidez na adolescência. No período da tarde houve uma roda de conversa no Parque Sagarana com discussão sobre as mudanças climáticas.

Conforme afirmou Joilda Menezes de Aquino Eloi, do Centro Dom José Brandão de Castro, coordenadora das ações do Selo UNICEF para os estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, a #EntreNoClimaUNICEF é um movimento criado para engajar adolescentes no enfrentamento às mudanças climáticas, começando pelos integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) e do #tmjUNICEF. “Para manter o movimento em ação, a cada mês, o UNICEF lança um tema relacionado à crise climática e convida adolescentes a soltar a criatividade e realizar atividades práticas de acordo com as realidades locais. Materiais de apoio e aprofundamento também são disponibilizados”, disse a coordenadora. Ela também agradeceu a parceria Amams e Unicef.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, destacou que os impactos causados pelas mudanças climáticas demonstram a importância de discutir este assunto. “O UNICEF está de parabéns, por pautar este assunto com os adolescentes, que serão os maiores afetados no futuro. O Norte de Minas sofre diretamente estas mudanças climáticas, castigado pela seca, que deixa várias famílias sem água para consumo próprio”, salientou o presidente da AMAMS.

Raquel Oliveira de Souza, da ABRADH, assistente de mobilização e articulação no Selo UNICEF em Minas Gerais, considerou que o encontro representa também a culminância das atividades em relação à finalização da Edição 2021-2024 e do movimento #EntreNoClimaUNICEF. “A iniciativa reuniu integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) e do Tamo Junto UNICEF – redes de adolescentes e jovens envolvidas em iniciativas do UNICEF – para discutir o tema e realizar atividades relacionadas à crise climática em diversos municípios. Foram vários resultados obtidos em 2023: 10 dias de ação realizando atividades temáticas, 10 episódios PODCAST, 2 Lives, 34 encontros presenciais formativos, 776 NUCAS engajados que alcançaram inúmeros adolescente, disse.

A representante da Amams no encontro e psicóloga, Laila Tatiane Ferreira Souza, coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da Amams, destacou a parceria da Amams com o Unicef. “As ações realizadas nos últimos anos resultaram em um maior engajamento de adolescentes moradores dos municípios da área mineira da Sudene, refletindo diretamente no bom convívio social e em atitudes positivas que formam jovens mais conscientes e envolvidos em causas climáticas do planeta, em especial da nossa região”.

 

About The Author