O Codanorte recebeu a visita técnica de acadêmicos dos cursos de estética e Gastronomia da Funorte. O objetivo foi apresentar aos alunos os projetos e programas de gestão dos resíduos sólidos do Codanorte desenvolvidos no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central.
Na oportunidade, a gerente do Departamento de saneamento destacou os resultados alcançados a partir dos projetos e programas implantados. Atualmente, o Codanorte se tornou referência no país quando se trata de programas e projetos relacionados a encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos. Não é à toa que frequentemente o Consórcio recebe visitas de consórcios espalhadas por todo o Brasil.
Além de encerrar 42 lixões, o Codanorte atuou na Construção de oito usinas de triagem e compostagem (UTC): Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Varzelândia, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas; implantação do Programa Outro Norte nas escolas, que se caracteriza pela Gincana de recicláveis, e promove a conscientização ambiental dos alunos. Somente entre 2022 e 2023, foram coletados 86 mil quilos de materiais recicláveis levados pelos próprios estudantes do municípios participantes. Além disso, os convênios firmados com órgãos federais e empresas privadas possibilitou a criação de uma Central que recebe os resíduos eletrônicos, e ainda um ponto de coleta de pneus inservíveis. A equipe técnica também é responsável pela elaboração e execução de projetos de construção de aterros sanitários individuais ou coletivos.
“Eu apresentei todas as atividades que o Codanorte desenvolve na região, e o impacto dessas atividades na vida da população. Como estamos em 64 municípios, esses projetos beneficiam mais de 1 milhão de pessoas. Eles gostaram demais, acharam super interessante. Pois não sabiam que nos municípios consorciados, tinha, por exemplo, os aterros, as UTCs, os programas de educação ambiental, elaboração de planos, então eles ficaram impactados de forma positiva sobre esse avanço”, comentou Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento do Codanorte.
O professor da Funorte, Marco Antonio Ramos Canela, coordenador a visita ao consórcio. Ele explicou que esses momentos são importantes para que esses alunos possam aprender os conceitos de reciclagem, economia sustentável e também aplicar no negócio deles.
“A matriz curricular do curso de Estética e Cosmética, e também de gastronomia, contempla a disciplina de projeto integrador de meio ambiente e sustentabilidade, porque na formação desses acadêmicos, ao final do curso, eles terão que apresentar um plano de negócios de uma empresa que vai ser o empreendimento na área de formação deles. Um dos quesitos que a gente sempre cobra é que tenha um projeto ambiental de responsabilidade socioambiental que esteja focado na eliminação das embalagens, dos resíduos. Quem lida com Estética e Cosmética sabe que produz uma quantidade muito grande em plásticos e elimina também na natureza alguns elementos químicos, produtos químicos através das Redes de esgoto. Então, a gente queria mostrar para as acadêmicas o que existe de iniciativa relacionada à coleta, manejo de resíduos, programas de educação ambiental, preservação de mananciais, enfim, o que tem sido feito em termos de política com relação ao tratamento dos resíduos urbanos, o lixo e tudo mais que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Então, além da formação geral dos acadêmicos que a gente contempla, também tem a questão específica da formação no plano de negócio”, disse o professor.
Para as universidades e faculdades que desenham realizar visita técnica ao Codanorte, basta entrar em contato no número (38) 99728-8968, em horário comercial, ou pelo e-mail: codanorte@codanorte.mg.gov.br.