13 de novembro, 2024

Além do Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha contribui com outras oito cidades mineiras certificadas - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Na última quarta-feira (6), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou os resultados do Selo UNICEF, com 23 dos 31 municípios mineiros certificados localizados no Norte de Minas. Esses municípios são Berizal, Bonito de Minas, Catuti, Coração de Jesus, Cristália, Divisa Alegre, Espinosa, Fruta de Leite, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Manga, Montalvânia, Montes Claros, Ninheira, Pai Pedro, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Pacuí, São João do Paraíso, Taiobeiras e Verdelândia. Ao todo, 923 cidades brasileiras foram certificadas, com 31 delas pertencentes à área mineira da SUDENE.

Além do Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha contribui com outras oito cidades mineiras certificadas: Araçuaí, Cachoeira de Pajeú, Diamantina, Francisco Badaró, Minas Novas, Padre Paraíso, Pedra Azul e Rubim. José Nilson Bispo de Sá, conhecido como “Nilsinho”, presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, celebrou o reconhecimento e destacou que o resultado só foi possível devido aos avanços nos indicadores de saúde, educação e outros setores nos municípios participantes. “Nilsinho” relembrou a parceria de longa data entre a AMAMS e o UNICEF, especialmente pela utilização da sede e do auditório da associação, em Montes Claros, para capacitações e eventos organizados pelo fundo.

Para obter o Selo UNICEF, as cidades precisaram investir em áreas essenciais como o cuidado com a primeira infância e a adolescência, aprimorando a qualidade da educação desde as creches até a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, e dedicando-se à saúde física e mental de crianças e adolescentes. Além disso, esses municípios incentivaram práticas de higiene, garantiram acesso a água potável, promoveram ações de proteção contra violência e fortaleceram políticas de apoio social, especialmente para famílias de povos e comunidades tradicionais.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa amparar os municípios das áreas mais vulneráveis do Brasil no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. O esforço dos últimos quatro anos resultou em melhorias significativas, fazendo com que essas 923 cidades avançassem mais que a média nacional em diversos indicadores, demonstrando o impacto positivo da mobilização e do investimento social na qualidade de vida dos jovens brasileiros.

About The Author