21 de novembro, 2024

A iniciativa tem como objetivo promover inclusão e acessibilidade no atendimento a clientes surdos, ao mesmo tempo que proporciona aos profissionais do hospital novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional - Foto: Ascom Aroldo Tourinho / Divulgação

O Hospital Aroldo Tourinho deu início nesta segunda-feira (11), à terceira edição do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos seus colaboradores. A iniciativa tem como objetivo promover inclusão e acessibilidade no atendimento a clientes surdos, ao mesmo tempo que proporciona aos profissionais do hospital novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

A diretora de Qualidade e Inovação do Hospital, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira, destacou que o programa reúne funcionários de diferentes setores, desde recepcionistas até profissionais das enfermarias, com o propósito de qualificar o atendimento. “A capacitação tem foco em proporcionar um acolhimento mais humano aos pacientes que utilizam a língua de sinais como forma de comunicação”, afirmou.

O curso será ministrado pela professora e intérprete de Libras Veronícia Andreza Leite Oliveira, que reforçou a importância da formação para o atendimento humanizado no hospital. “Essa iniciativa demonstra a valorização do hospital em oferecer um cuidado inclusivo. O paciente surdo, muitas vezes já fragilizado pela situação de saúde, sente-se acolhido ao encontrar profissionais aptos a se comunicar com ele. O Hospital Aroldo Tourinho está de parabéns por promover essa ação”, pontuou a professora.

Greice Kely Ferreira Silva, ouvidora do hospital e participante da nova turma, destacou a relevância do aprendizado de Libras. “Para mim, além de conscientizar sobre a inclusão, o curso é uma oportunidade de me tornar apta a acolher melhor as pessoas surdas. Estou muito animada para aprender e fazer a diferença”, comentou.

Na abertura do evento, o presidente do hospital, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, reafirmou o compromisso da instituição em oferecer um atendimento inclusivo. “É fundamental que uma instituição de saúde conte com profissionais capacitados para se comunicar com pessoas surdas. Estamos comprometidos em aumentar cada vez mais o número de colaboradores preparados nesse sentido”, afirmou. O presidente também anunciou que novas turmas já estão programadas para atender a demanda.

Ele concluiu seu discurso agradecendo a todos os envolvidos. “Agradeço a dedicação dos colaboradores que aceitaram o desafio e à professora Veronícia pela competência em compartilhar conhecimento. Esse é mais um passo para fortalecer nossa política de inclusão social, que acolhe a todos, independentemente de cor, raça, gênero ou deficiência.”

O curso de Libras para colaboradores do Hospital Aroldo Tourinho é mais uma iniciativa que reforça a missão de atender à comunidade de maneira inclusiva e humanizada, alinhada ao compromisso social da instituição.

About The Author