21 de novembro, 2024

Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) alcança a marca de mais de 200 toneladas de resíduos recicláveis e melhora a qualidade de vida da comunidade - Foto: Ascom Codanorte

Em um ano de funcionamento, a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) de Varzelândia, no norte de Minas, celebra um marco significativo: mais de 200 toneladas de resíduos recicláveis coletados e destinados corretamente, além de mais de 500 toneladas de rejeitos encaminhados para locais adequados. O projeto é fruto de uma parceria entre a Codanorte e os municípios da região, e tem se mostrado um modelo de sustentabilidade e inclusão social.

Foto: Ascom Codanorte

Inaugurada em novembro de 2023, a UTC recebe cerca de 33 toneladas de resíduos diariamente das cidades de Varzelândia, Ibiracatu e São João da Ponte. Com a criação da unidade, 25 catadores de recicláveis foram formalizados, garantindo um salário fixo mensal e benefícios sociais, além de uma rotina de trabalho regulamentada. Os catadores integram a Associação dos Catadores de Recicláveis de Varzelândia (ACRVARZ), e são os responsáveis pela separação e triagem de todo o material reciclável coletado.

Segundo o presidente da Codanorte, Eduardo Rabelo, o sucesso do projeto é resultado direto da união entre as prefeituras e a Codanorte. “Esses números são prova de que a união entre os municípios e a Codanorte faz a diferença na vida das pessoas! Somos especialistas em promover desenvolvimento sustentável para as cidades! Além de encerrar os lixões, também trabalhamos com uma equipe técnica especializada em projetos e construção de aterros, UTCs, e implantação da coleta seletiva. Acho que é uma sincronia de serviços prestados que resulta em números tão significativos como esses”, ressaltou.

Foto: Ascom Codanorte

Modelo de inclusão e geração de renda

A criação da ACRVARZ regularizou a situação de catadores, que hoje contam com melhores condições de trabalho e segurança financeira. “Após os catadores fazerem a triagem desse material, eles são vendidos e o valor arrecadado é revertido na manutenção e pagamento dos catadores, garantindo uma vida mais digna e maior seguridade trabalhista”, explica o coordenador da UTC, Pedro Coutinho.

Karine Messias, catadora na unidade, descreve o impacto dessa transformação em sua vida: “É com imenso prazer e satisfação que agradecemos pela melhoria na qualidade de vida e transformando vidas, como transformou a minha, que hoje recebo salário fixo como catadora”.

Foto: Ascom Codanorte

Parceria e replicação regional

A prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, também celebrou o sucesso do projeto. “É com esse trabalho, de parceria entre prefeituras e Codanorte que a gente consegue melhorar a qualidade de vida e também gerar emprego e renda para muitas famílias do nosso município”, declarou.

O impacto positivo da UTC de Varzelândia representa um modelo que pode ser replicado em outras regiões do país, ajudando municípios a enfrentarem os desafios de gestão de resíduos sólidos.

Patrícia Mendes, gerente do departamento de saneamento da Codanorte, elogia o projeto como um exemplo de sustentabilidade: “Essa unidade é referência de sustentabilidade e geração de emprego. E temos certeza que a continuidade trará ainda mais avanços para esses municípios que se uniram e confiaram ao Codanorte a coordenação desse projeto que hoje é realidade.”

Além de Varzelândia, a Codanorte encerrou 42 lixões e coordenou a construção de outras sete UTCs em Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lontra, Mirabela, Lassance e Icaraí de Minas. “Os números servem como combustível para que nossa equipe continue trabalhando arduamente para ser esse braço direito da administração pública. Com projetos, programas e ações, seguimos promovendo a sustentabilidade nesses municípios”, finalizou o secretário executivo da Codanorte, Enilson Francisco.

About The Author